SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
PALAVRA DA DIRETORIA
01/09/2021

O Sindicato dos Servidores é de todos nós

Um dos temas do Plano de Lutas da nossa central sindical CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) é a “Defesa da unicidade sindical e do fortalecimento dos sindicatos”. No Brasil, o capital e os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro vêm destruindo a estrutura sindical e acabando com todos os direitos de servidores públicos e trabalhadores.

O desmonte da estrutura sindical atende aos interesses de um sistema econômico predatório que quer um regime de “escravidão” para a classe trabalhadora brasileira. Retiram direitos que conquistamos a duras penas e com muita luta. Criam legislações para permitir o subemprego, a “uberização” do mercado de trabalho, a terceirização irrestrita, salários abaixo do mínimo necessário para viver e impedem até o acesso à Justiça gratuita para que os trabalhadores não possam reivindicar nem o pouco que ainda resta.

Para os servidores públicos, o pacote de maldades é ainda maior. Os salários e benefícios foram congelados. Os concursos públicos foram cancelados. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32, a chamada Reforma Administrativa, é o golpe final sobre o serviço público. Bolsonaro e o ministro do mercado Paulo Guedes vão enterrar o funcionalismo e todo o arcabouço social que ainda é a rede de apoio do povo brasileiro, principalmente dos mais pobres que tanto precisam de um Estado forte e que cuide da sua população.

O país atravessa uma das maiores crises sanitária, econômica, social e institucional de sua história. Perdemos mais de 570 mil vidas para a Covid-19 pelo negacionismo e a corrupção de um governo que não comprava vacinas, mas negociava bilionários contratos de aquisição de doses com empresas de fachada. O desemprego bate recorde, com quase 15 milhões de pessoas sem um trabalho. O sistema de saúde vive um caos com hospitais lotados e trabalhadores doentes. A destruição do nosso meio ambiente é algo sem precedentes com extinção em massa de espécies da fauna e flora. A população indígena vem sendo massacrada, pilhada e morta.
A educação no país sofre com o corte de investimentos e um gigantesco retrocesso em políticas educacionais de inclusão e igualdade. Programas sociais que trariam um pouco de alento aos mais necessitados foram esvaziados pelo governo. Nossos bens estão sendo vendidos a troco de banana por um governo entreguista. Pesquisas, ciência e desenvolvimento tecnológico são desprezados e ignorados. E ainda vivemos sob o risco constante de um golpe contra a democracia arquitetado por um presidente que só pensa em destruir o país e se perpetuar no poder.

Para nós só resta uma coisa: LUTAR. E os sindicatos são o alicerce que sustenta a classe trabalhadora. O STMC tem quase 33 anos de luta sempre defendendo os servidores, a classe trabalhadora, a justiça social, a democracia e a igualdade de direitos. E vamos continuar em frente no campo de batalha para garantir uma vida melhor para todos.

O movimento sindical começou na Europa no final do século  XVIII e começo do século XIX. No Brasil, as primeiras organizações sindicais nasceram no final do século XIX com os imigrantes que chegaram no país. Na essência dos sindicatos estão a defesa incondicional dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, e uma vida digna para todo o povo. Esses princípios norteiam todas as ações do STMC.

A história do nosso sindicato traduz a defesa dos direitos de cada servidor. Nosso único lado aqui é o lado dos trabalhadores. São muitos anos de luta. São muitos anos de conquistas. São muitos anos na frente de batalha pela valorização do funcionalismo público.

Somos um sindicato forte e uma categoria respeitada. Somos inovadores com conquistas como o primeiro vale-nutricional para aposentados  no Brasil.  Formamos uma rede de apoio aos trabalhadores com serviços como um Departamento Jurídico atuante e vencedor, e atendimento médico-odontológico humanizado na Clínica Doutor Ágil.


O nosso Sindicato é de cada um de nós. Ele não é de grupos. Ele não é de partidos. Ele não é de pessoas. O STMC é de cada servidor que todos os dias faz de Campinas uma cidade melhor e mais humana para a população.


Aqui as portas estão sempre abertas para todos os trabalhadores! Aqui a luta sempre vai continuar! Aqui vamos vencer juntos!

 

SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665