SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
17/08/2017

Aposentados/as e pensionistas confeccionam "olho de Deus" no Ateliê STMC

Os aposentados/as e pensionistas passaram a manhã de hoje (16) concentrados no Ateliê do STMC. Desta vez, a atividade lúdica surpreendeu e instigou os associados/as.


Os aposentados/as e pensionistas passaram a manhã de ontem (16) concentrados no Ateliê do STMC. Desta vez, a atividade lúdica surpreendeu e instigou os associados/as. Com linhas coloridas e palitos de churrasco, eles confeccionaram o “olho de Deus”, uma espécie de mandala indígena do México e Bolívia usada para dar boa sorte. A oficina foi ministrada pela arte-educadora Pâmela Rodrigues, expert em atividades que trabalham a coordenação motora e a imaginação das pessoas.

“Essa atividade trabalha de forma lúdica a concentração e a memória. E tem a parte terapêutica também. O importante é eles se reconhecerem em algo que eles mesmos fizeram”, explicou Pâmela. A arte-educadora disse que sempre trabalhou com crianças. Por isso, fazer oficinas com a melhor idade tem sido um desafio gratificante. “Eu trago muito da linguagem da infância para trabalhar com eles. Proponho atividades que estimulem o resgate das lembranças e de sentimentos positivos”.

A oficina começou com Pâmela contando um pouco da história do olho de Deus. Esse tipo de mandala é um antigo símbolo feito pelos índios Huichol, do México, e os índios, Aymara, da Bolívia.
É feita com o entrelaçamento de fios de diversas cores em gravetos ou palitos geralmente de madeira. A simbologia por trás do artefato está relacionada à saúde, felicidade e prosperidade de quem a possui. Os povos indígenas acreditam que as mandalas feitas com linhas são objetos sagrados.

Depois de conhecerem a origem do olho de Deus, eles começaram, com a ajuda de Pâmela, a entrelaçar as linhas. Muitos levaram o objeto presentear parentes ou enfeitar a casa.

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665