SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
20/10/2017

Dança Circular proporciona afetividade, equilíbrio e concentração

A Dança Circular tem o objetivo de unir as pessoas através da harmonia


A Dança Circular aconteceu hoje (20/10) de manhã, com a participação de diversos aposentados/as e com a focalizadora Mairany Gabriel.

A Dança Circular foi criada em 1976 pelo coreógrafo alemão Bernhard Wosien, que fez uma coletânea de danças folclóricas em sua visita a uma comunidade escocesa. Mas, atualmente, a Dança Circular tem o objetivo de unir as pessoas através da harmonia entre o reconhecimento do próprio corpo e da musicalidade.

A focalizadora Mairany Gabriel, explica que a Dança Circular não é uma religião, mas trabalha a espiritualidade quando proporciona a afetividade.
“A globalização deixou o mundo fracionado. Hoje as pessoas têm carência de se encontrar umas com as outras. Na roda da Dança Circular as pessoas dão as mãos, esse é um gesto de apoio para ajudar o outro, para aprender novos passos e superar desafios”, disse.

Mairany também explica que a “focalizadora” tem o objetivo de focar a atividade do grupo, no sentido de estimular o equilíbrio, a concentração, a espiritualidade, etc.

“A dança circular complementa o lado afetivo porque proporciona à afetividade através da alegria”, complementa.
Ainda segundo a focalizadora, os aposentados/as  que participam da dança no STMC fazem parte de um grupo muito especial porque estão sempre abertos aos novos desafios.

“Os homens participam bastante e não têm vergonha de dar a mão, o apoio, para outro homem. É bonito ver isso. Todos, homens e mulheres, se divertem”, disse.

Para os idosos e as idosas, a dança também é importante porque trabalha o equilíbrio, o ritmo e a concentração.
A aposentada Odete Barbosa do Nascimento disse que gosta de participar dessa atividade porque gosta de movimentar o corpo. “É muito bom movimentar o corpo com harmonia. A dança ajuda na coordenação motora e deixa a gente mais alegre, com a cabeça arejada, enfim, faz muito bem para o corpo e para a saúde mental”, disse.
 

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665