SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
17/04/2018

Aposentados/as participam do “Encontro Arte de Viver”

O objetivo do encontro foi fazer uma reflexão com base na teoria da Constelação Familiar.


Foto: Iago Emerick

Aposentados/as associados/as participaram hoje (17/04) do “Encontro Arte de Viver”, com a Terapeuta Holística, Miriam Elizabeth de Farias. O objetivo do encontro foi fazer uma reflexão com base na teoria da Constelação Familiar.
 

De acordo com os conceitos da Constelação Familiar, as dificuldades e os problemas pessoais são resultados de comportamentos enraizados nos sistemas de relacionamentos familiares. Geralmente ocorre quando os membros incorporam em suas vidas o destino e as características de outras pessoas vivas ou que viveram no passado.

 

A proposta da Constelação Familiar é proporcionar rupturas e mudanças conscientes desses comportamentos que são prejudiciais aos sentimentos e as relações familiares. 

Segundo a Terapeuta Holística, Miriam Elizabeth de Farias, o objetivo do evento foi proporcionar, de forma harmônica, um momento de reflexão e de reconhecimento de tudo o que se viveu e daquilo que ainda pode-se viver.

“A constelação sistêmica é uma terapia breve e eficaz. Onde todos dão e todos recebem, assim todos se beneficiam. Ela traz a dissolução de padrões, a paz, e faz reestruturações familiares, tornando as pessoas melhores pra a vida”, disse.

 

Durante o encontro, todos/as puderam expor suas histórias e emoções, trocando assim experiências importantes.

 

História

 

A Constelação Familiar é um método psicoterapêutico recente desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger (1925), que estudou as influências dos padrões de comportamentos repetitivos dentro das relações familiares atingindo várias gerações.

 

Hellinger iniciou os seus estudos como missionário católico na África do Sul e  ganhou apoio da psicoterapeuta norte americana Virginia Satir (1916-1988), nos anos 70, que também pesquisava sobre  os métodos das “estruturas familiares”. Ambos questionavam como os membros das famílias representavam outras pessoas, a tal ponto de até sentir seus sintomas físicos.

 

Hellinger e Satir pesquisavam sobre como os comportamentos de seus pacientes estavam ligados às relações familiares, inclusive, daqueles que nunca haviam convivido com a atual geração.

A Constelação Familiar traz ideias semelhantes à teoria de “arquétipos”, desenvolvida pelo psicanalista Carl Gustav Jung (1875-1961), discípulo do psicanalista Sigmund Freud (1856-1939). Segundo a teoria de Jung, a psique humana carrega em seu “inconsciente coletivo” as experiências da evolução humana.


Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665