SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
20/04/2018

Aposentados/as e pensionistas foram conhecer a cidade mineira de Jacutinga

Passeio foi muito apreciado, principalmente pelas senhoras que gostam de tricôs, crochês, de bordados, etc.


Aposentados/as e pensionistas foram passear hoje (20/04) na cidade mineira de Jacutinga. O passeio faz parte da Agenda Mensal de Atividades do mês de Abril.

O passeio a Jacutinga, microrregião da também encantadora cidade Poços de Calda, visitada no mês de março, foi muito apreciado, principalmente pelas senhoras que gostam de tricôs, crochês, de bordados, etc.

Na cidade de Jacutinga, os aposentados/as e pensionistas, conheceram a Feira de Confecções de Tricôs, Malhas e Bordados, visitaram o trem antigo, almoçaram num restaurante com comida típica caipira, etc.

A cidade encantou a todos pela sua beleza e atendimento cordial. Jacutinga é conhecida pelas suas belezas naturais e vegetativas e, principalmente, pelo turismo de negócios. Os visitantes de Jacutinga gostam de fazer compras de malhas, bordados e tricôs para seus comércios ou para consumo próprio.  

O STMC sempre proporciona diversão, cultura e lazer para os  aposentados/as e pensionistas associados, através da Agenda de Atividades do Mês, elaborada pelo Departamento de Aposentados/as.

É o STMC proporcionando qualidade de vida para quem muito contribuiu para a cidade.
 
História

O povoado de Jacutinga foi fundada em 1835, data da primeira construção pública, a capela chamada "Ribeirão de Jacutinga". A cidade ganhou o nomes de aves, porque no local habitavam muitas jacutingas. Em 1927 chegaram os lampiões a gás, a estrada de ferro e o primeiro jornal “A Gazeta de Jacutinga", considerado um grande avanço para a época.

Jacutinga foi registrada como município em 16 de setembro de 1901, época de expansão do comércio de café que durou até 1930.

Foi a partir de 1960 que os imigrantes italianos se instalaram na cidade, trazendo a primeira máquina de tricô. Foi assim enraizado os conhecimentos de tecer e bordar, que ainda hoje fomentam a economia local com cerca de 1 mil pequenas empresas.

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665