SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
15/06/2018

Ateliê: Estandartes homenageiam Santos no mês de junho

Fitas de cetim, rendas, flores e brilho, serviram para enfeitar as bandeiras dos Santos


O Estandarte é um tipo de bandeira muito usada nas festas juninas e em comunidades religiosas. Ele é confeccionado em tecido quadrado e retangular, algumas vezes farpado em baixo, podendo ser com diversas pontas. No Estandarte sempre há a pintura da imagem ou do emblema da comunidade, por exemplo. E o seu suporte é uma vara horizontal, que forma uma cruz com a haste.  

Fitas de cetim, rendas, flores, entre outros materiais, serviram para enfeitar as bandeiras de Santos como, Santo Antônio, São João, São Pedro, de  Nossa Senhora, que foram confeccionadas hoje (15/06) no “Ateliê”.  

O “Ateliê” foi realizado no STMC e ministrado pela professora Mariana Cesar Viana, com o objetivo de reunir aposentados/as e pensionistas numa atividade criativa e importante para a preservação da coordenação motora e da cognição, e claro, para festejar o simples fato de estarem juntos.

Confeccionar bandeiras de Santos é uma brincadeira divertida!  É possível usar inúmeros enfeites para alegrar a bandeira. É como se cada enfeite fosse uma homenagem aos Santos. E assim a criatividade vai surgindo, colorida e vibrante, como deve ser as Bandeiras dos Santos e as festas.
 
“A festa só existe porque nos encontramos. Se estamos sozinhos, nosso interior pode estar festivo, mas é no encontro com o outro que a festa acontece”, disse Mariana.

As bandeiras também foram confeccionadas com juta e papelão reciclado e receberam enfeites como o brilho do glitter e das lantejoulas e os coloridos das miçangas e das imagens de Santos reaproveitadas de caixas de fogos.

Para finalizar o ateliê, a professora Mariana leu o verso de  Ruth Salles, que  fala sobre o mês de junho: 
 
“Mês de junho, mês de frio.
Quanta folha pelo chão.
Cada uma tem um fio
Que me aperta o coração.
 
Mês de junho, São João...
Quem me dera ser pequeno!
Que saudades do clarão
Da fogueira no sereno!”

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665