SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
19/09/2018

Plenário do STMC é palco para Peça Teatral que traz a discussão da Lei Maria da Penha

Peça teatral é encenada por Guardas do Munícipio


Peça orienta as pessoas sobre os seus direitos. / Foto: Catarina Bicudo
O STMC realizou hoje (19/09) em parceria com a Guarda Municipal, uma palestra sobre a Lei Maria da Penha e a apresentação da peça teatral “Até quando Maria? Até quando! ”, dirigido por Jorge Fantini e encenado por guardas do município. O evento aconteceu nessa manhã na sede do Sindicato e contou com a presença de servidores/as e autoridades.

Depois da abertura do evento, realizada pela Diretoria do STMC e autoridades, aconteceu a palestra sobre a história de Maria da Penha, uma mulher que após ser maltratada e ser alvejada a tiros pelo marido, ficou  tetraplégica, mas lutou e conquistou a concretização da Lei Maria da Penha para todas as brasileiras.

A palestra foi ministrada pela Delegada Dra Teresinha de Carvalho, idealizadora do projeto de conscientização realizado em parceria com a Guarda Municipal e que agora conta com o apoio do STMC.

 “Os homens que vivenciaram a violência, geralmente, reproduzem esse comportamento. E as mulheres que se submeteram a violência também reproduzem um comportamento inadequado. Equivale dizer que a menina que viu a mãe chorar e perdoar o violentador, quando chegar na idade adulta também vai se submeter a violência. A peça teatral é contra esse paradigma, é contra esse padrão de comportamento, e apresenta soluções para as mudanças”, disse a delegada Teresinha.

Após a palestra foi iniciada a peça teatral “Até quando Maria? Até quando!”, encenada pelos guardas municipais. A peça conta a história de uma família com sérios problemas que envolvem a violência, na qual o filho, um adolescente, também sofre com as agressões cometidas pelo seu pai contra  sua mãe.

A peça orienta as pessoas sobre os seus direitos e sobre como devem proceder em casos de violência doméstica.

A peça teatral é encerrada com uma música que fez todos refletirem sobre como a violência prejudica e, portanto, deve ser combatida.

O objetivo da peça é conscientizar a todos, em especial, os alunos/as da rede pública sobre as consequências da violência doméstica e sobre quais são os direitos das mulheres.

Os integrantes da Guarda Municipal também afirmaram que a peça tem como missão mostrar que a corporação é amiga da sociedade e está em defesa de todos/as.  

“A peça teatral mostra que o guarda também canta, interpreta, toca violão, tem sentimentos, são médicos, são professores, jogadores de futebol, enfim, são pessoas que estão guardas e que estão contribuindo para melhorar a nossa sociedade”, disse o diretor de teatro Jorge Fantini.

Além de apreciarem a peça que está sendo exibida nas escolas de Campinas, as pessoas da plateia fizeram perguntas e deram seus depoimentos.

No final do evento, a diretoria do STMC entregou a todos/as certificados de participação.

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665