SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
08/10/2020

Campanha do Outubro Rosa 2020 incentiva mulheres a adotar uma vida saudável

Amanhã, teremos um encontro especial presencial na Casa dos Aposentados/as tratando da campanha de prevenção do câncer de mama. Neste ano, o objetivo é conscientizar sobre a importância de hábitos saudáveis e de detectar o câncer de forma precoce por meio de exames e da ida periódica ao médico.


O STMC e a Casa dos Aposentados/as se engajam na campanha de prevenção do câncer de mama e realizam amanhã um encontro presencial na nossa Casa dos Aposentados/as para tratar desse tema e voltar a receber os nossos aposentados/as e pensionistas. Nossas atividades serão reiki e ateliê. As vagas eram limitadas e já foram preenchidas previamente pelos participantes que fizeram inscrição durante esta semana.

Nosso objetivo é despertar a conscientização de que cuidar da saúde e adotar a prevenção à doença salva vidas. Neste ano, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou um movimento de conscientização "Quanto antes melhor". O objetivo é que as mulheres adotem um estilo de vida mais saudável no dia a dia com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, como o câncer de mama.

Outro ponto da campanha é reforçar que há muita vida depois do câncer de mama. Também foi destacada a importância de manter os cuidados com a saúde feminina, fazendo regularmente a consulta com o médico e fazendo os exames periódicos, como mamografia e ultrassonografia.
A pandemia prejudicou o rastreamento e o tratamento que agora vêm sendo retomados. Os dois exames são fundamentais para detectar câncer em estágio inicial e aumentar as chances de cura da paciente.

Existem leis que garantem o direito de toda mulher de ter acesso aos exames na rede pública e também o tratamento adequado. Os exames clínicos são realizados por médicos ou enfermeiros treinados para essa atividade. Qualquer anormalidade, esses profissionais solicitam exames mais apurados que são capazes de mostrar um tumor ainda bem pequeno.

Alguns fatores podem indicar que a mama não está bem. Mas, em muitos casos de câncer, as pacientes não apresentam nenhum sintoma. Observe os sinais abaixo e procure um médico, caso perceba alterações na sua mama. Ter um desses sintomas não significa que a pessoa está com câncer, mas é preciso ir ao médico para investigar e garantir que está tudo bem.

Possíveis sinais e sintomas:
- alterações no tamanho ou forma da mama;
- nódulo único e endurecido;
- vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo;
- nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
- sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;
- sensação de nódulo aumentado na axila;
- espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
- secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos;
- assimetria entre as duas mamas;
- presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
- endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;
- coceira frequente na mama ou no mamilo;
- formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
- inversão do mamilo;
- inchaço do braço;
- dor na mama ou no mamilo.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665