SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
01/03/2021

VITÓRIA DO STMC : Justiça obriga Prefeitura a dar EPIS adequados e garantir condições de segurança para motoristas da área da Saúde

Ação do Sindicato denunciou as condições absurdas de transportes de exames, como fezes e urina, junto com vacinas e outros produtos biológicos em veículos sem nenhuma condição. Trabalhadores não têm EPIs adequados e ficam expostos.


Mais uma grande vitória do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) para defender a vida e saúde dos servidores da Saúde. Motoristas que transportam exames, medicamentos, vacinas e produtos biológicos ficam expostos a risco ao levarem esses produtos de forma inadequada e em veículos de passeio.

A situação de precariedade foi denunciada à Justiça pelo Sindicato e saiu uma decisão favorável aos trabalhadores. O juiz da 2º Vara de Fazenda de Campinas, Richard Pae Kim, condenou a Prefeitura na ação e determinou que o governo municipal atenda todas as normas de segurança e higiene do trabalho em relação ao serviço de transporte de materiais de análises biológicas e instrumentário médico.

O magistrado determinou ainda que sejam “adaptados e higienizados adequadamente os veículos, bem como na obrigação de fornecimento dos EPIs necessários aos motoristas, de modo que sejam solucionadas, ponto a ponto, todas as irregularidades apontadas no laudo de vistoria da Vigilância Sanitária”.  A Prefeitura tem 12 meses para fazer todos os ajustes sob pena de multa diária de R$ 10 mil pelo descumprimento.

O STMC vai cobrar a Prefeitura para que a decisão seja cumprida o mais rápido possível. É inadmissível as condições a que são expostos os motoristas que transportam os materiais. Inaceitável que a administração municipal leve materiais biológicos em carros de transporte de passageiros ou kombis que não tenham a estrutura adequada para a proteção dos trabalhadores e mesmo para a garantia de qualidade do material para exames mais precisos.

Vamos continuar lutando pelos motoristas. Vamos exigir rapidez na solução do problema. Estamos no meio de uma pandemia e o risco é grande para todos os trabalhadores da linha de frente. Os motoristas transportam produtos biológicos como os exames PCR coletados de possíveis pacientes.

STMC em Defesa dos servidores/as de Campinas.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665