SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
11/02/2022

STMC acompanha de perto perícia sobre a insalubridade dos ACS

Diretores do STMC acompanham de perto o trabalho dos peritos do MPT que analisam as condições de trabalho e os riscos na execução das funções desses trabalhadores/as.


Diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) acompanham de perto o trabalho dos peritos do Ministério Público do Trabalho (MPT), da 15º Região, que analisam as condições de trabalho e os riscos na execução das funções de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

O STMC entrou com várias ações na Justiça pedindo o pagamento de insalubridade para esses companheiros e companheiras. A luta para que os ACs tenham direito a esse adicional começou há alguns anos, a partir de denúncias do Sindicato sobre os riscos que os trabalhadores da área da Saúde correm no exercício de suas funções.

Os trabalhadores foram divididos em grupos e foram abertos processos no Poder Judiciário para garantir o pagamento do adicional. Nesta semana, diretores do STMC acompanharam um grupo de sete servidores que foram atendidos pelos peritos do MPT.


Os trabalhadores atuam nos Centros de Saúde Parque Floresta, Esmeraldina, Vila Ipê, Satélite Íris e Sousas. Os diretores acompanharam e deram suporte aos servidores que relataram para os peritos o dia a dia de trabalho e a quais riscos são submetidos na rotina da execução das funções.

No ano passado, o Sindicato conseguiu uma conquista importante ao garantir que os ACS que já têm direito à insalubridade passassem a receber o adicional sobre o salário-base (piso da categoria) e não mais sobre o salário-mínimo, como calculava a Prefeitura de Campinas. O governo municipal recorreu e nosso Departamento Jurídico luta para que a Justiça mantenha a decisão que respeita e valoriza o trabalho dos ACS.


 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665