Neste ano de 2013, comemora-se 10 anos da promulgação da Lei 10.639/03, que propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e particulares. Especialistas e entidades de defesa de igualdade racial consideram a lei um início por respeito e reparação social.
	 
	O objetivo é assegurar a construção de uma sociedade menos preconceituosa e mais inclusiva em relação ao negro e para tal, os professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira, os costumes e o pensamento como constituintes e formadores da sociedade brasileira. Com a Lei 10.639 também foi instituído o dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), em homenagem ao dia da morte do líder quilombola negro Zumbi dos Palmares e hoje mais de 11 estados e 360 cidades em todo o país tornaram a data um feriado oficial.
	
	Esse é um pequeno passo em busca da compensação, afinal foram anos de atrocidades e exclusão, pois o Brasil foi um dos últimos países a abolir o regime escravocrata. Os negros representam mais de 51% de toda a população, segundo dados da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Ainda de acordo com esse levantamento, com base em dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar), 13% dos negros com idade a partir de 15 anos ainda são analfabetos. Somando todas as raças, o total de pessoas que não sabem ler nem escrever chega a 10% da população.
	
	Sendo assim, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC), com apoio do Movimento Negro, convida a todos, para que juntos possamos fazer uma reflexão dos avanços e os retrocessos da Lei, na educação básica das nossas crianças.
	 
	PROGRAMAÇÃO:
	
	Data : 22/11/2013 
	 
	VÍDEO DEBATE: A importância da Lei 10.639/ 03  
	na educação pública municipal 
	 
	Local: Sede do STMC (Rua Joaquim Novaes – 97). Cambuí
	 
	18h – Abertura
	Apresentação do documentário: “Vista a Minha Pele”
	 
	Sinopse: “Vista a Minha Pele” é uma divertida paródia da realidade brasileira. Serve de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala de aula. Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique. Maria é uma menina branca, pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa de estudo que tem pelo fato de sua mãe ser faxineira nesta escola. 
	 
	18h40- Composição da Mesa
	Professor Robson Luis Machado Martins (Doutor em Educação pela Unicamp e ativista do Movimento Negro)
	Jadirson Tadeu Cohen  (Coordenador do STMC)
	Sérgio Max de Almeida Prado ( Coordenador do CEPIR)
	Professora Ilcéi Miriam (Professora de História, intérprete e compositora de samba).
	 
	19h30 – Debate 
	 
	20h20 – Encerramento
	Apresentação de Roda de Samba com Ilcéi Miriam e Bambas do Samba com comidas típicas.
	 
	Data: 23/11/2013
	 
	10h - Abertura.
	 
	16h - Encerramento.
	 
	Local: CIS Estação Guanabara (Centro de Inclusão e Integração Social da Unicamp)-
	Rua Mário Siqueira, 829 - Botafogo.
	 
	Atrações:
	10h - Oficina de tranceiras;
	10h - Oficina de pinturas corporais;
	12h - Dança: hip hop;
	13h - Apresentação teatral “Pepa”( Cemei “Sônia Lenita G. T. Câmara” Padre Anchieta);
	14h - Dança Afro “Savuru”, com Benê Moraes;
	14h30 - Capoeira - Equipe “Marcão Acada”;
	15h - Show Samba de raíz com o  Grupo “Da Serrinha”;
	Comidas Típicas Afro-brasileiras.