A segunda edição do Ateliê de Sais do STMC trouxe a importância das boas escolhas para o consumo do sal: o ideal é evitar aqueles que trazem muito sódio em sua composição. 
	 
	A Diretora Sindical Rosana Medina começou a atividade com uma palestra sobre os diferentes tipos de sais e os riscos que corremos ao consumir em demasia o sal refinado – o mais comum para cozinha. A pesquisa foi feita pelo Departamento de Imprensa do STMC e apresentada aos trabalhadores (as) durante a atividade.
	 
	Os brasileiros consomem mais do que o dobro recomendado de sal por dia. O consumo de sal por dia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o ideal é 2 gramas por dia. Além disso, os alimentos industrializados são um perigo, porque o sódio é um conservante. O ideal é usar o sal para acentuar o sabor. 
	 
	Pensando nisso, o Sindicato apresentou uma receita de sal para temperar os alimentos com pouco sal e assim diminuir o seu consumo. A receita adiciona especiarias – como manjericão, orégano e pimenta calabresa – aromatizando o sal. 
	 
	Os associados presentes prepararam os condimentos em grupo, cortando-os, e fizeram as camadas de sal e especiarias. Depois, os potes de vidro foram decorados pelos próprios associados (as).
	 
	A proposta do Ateliê de Sais é estimular a criatividade, melhorar nossa saúde e trazer qualidade de vida aos trabalhadores (as). A Diretoria Sindical tem procurado alternativas saudáveis para oferecer, como esta atividade de sais aromáticos.
	 
	Confira a receita:
	Ingredientes
	Sal Light
	Alecrim
	Manjericão 
	Salsinha 
	Cebolinha
	Tomate seco
	Orégano 
	Pimenta seca
	 
	MODO DE PREPARO: 
	1º passo: Pique todos os ingredientes em pequenos pedaços.
	2º passo: Misture em um recipiente todos os ingredientes, exceto o sal.
	3º passo: Pegue um pote e faça uma camada de sal e outra da mistura de ingredientes e assim sucessivamente. 
	 
	Está pronto seu sal aromatizado, agora só utilizar em seus alimentos!