SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
05/02/2024

Câmara vota projeto de licença para mulher vítima de violência doméstica

Proposta do Executivo vai passar pela primeira análise dos vereadores


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) acompanha a tramitação na Câmara Municipal de projeto de lei que garante licença do trabalho a servidoras e empregadas públicas da Prefeitura de Campinas que tenham sofrido violência doméstica, familiar e contra a mulher. Nesta segunda-feira (5), ocorre a primeira votação na volta do recesso do Legislativo.

A licença pode ser de seis meses (consecutivos ou não), prorrogada pelo mesmo período de tempo – dependendo das medidas protetivas e do acompanhamento pela rede protetiva formada por órgãos governamentais e não-governamentais.

O projeto cria o Programa Proteja Servidora que dá garantias de proteção e acolhimento às vítimas de violência doméstica, familiar e contra a mulher. De acordo com a proposta, é considerada violência contra a mulher a física, a psicológica, a sexual, a patrimonial e a moral. A vítima que tiver direito à licença continuará recebendo os salários durante o período no qual estiver afastada das funções.

Mas para ter direito a licença será necessário seguir regras como fazer o pedido no Departamento de Promoção da Saúde do Trabalhador (DPSS), apresentar a decisão judicial que concede a medida protetiva e ter acompanhamento de algum dos órgãos da rede protetiva.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132»
vídeos
6º CONGRESSO NACIONAL DA CTB
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665