SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
13/12/2024

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSO: Câmara Federal aumenta pena para os casos de homicídio cometidos contra a pessoa idosa

Projeto de lei aprovado no Legislativo Federal torna crime hediondo o assassinato de idoso cometido em razão de sua condição relativa à idade


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) informa que a Câmara Federal aprovou projeto de lei que torna crime hediondo o assassinato de idoso cometido em razão da condição de pessoa idosa.  A tipificação passa para homicídio qualificado, com pena de reclusão de 12 anos a 30 anos. No homicídio simples, a pena varia de 6 anos a 20 anos.

Segundo a Agência Câmara, no texto da proposta os parlamentares consideraram que “há razões de condição de idoso quando o crime envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de idoso”. 

De acordo com a Câmara Federal, a pena prevista pode aumentar em um terço se o crime for praticado por familiares - como filhos, pais, irmãos e cônjuges. A mesma regra será aplicada se o assassino for uma pessoa do convívio do idoso ou se o criminoso se valeu de relações domésticas, coabitação ou hospitalidade. 

O projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado para se tornar lei.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28»
vídeos
6º CONGRESSO NACIONAL DA CTB
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665