SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
08/08/2025

CTB abre 6º Congresso Nacional com Seminário Internacional e ato político

Direção do STMC participa do evento com sindicalistas do Brasil e outros países


Na quinta-feira (7), a CTB iniciou do 6º Congresso Nacional “Unidade e Luta para Transformar o Brasil: Desenvolvimento com democracia, soberania e trabalho digno”, em Salvador (BA). A primeira atividade foi o Seminário Internacional “Os desafios da multipolaridade geopolítica e a classe trabalhadora”. A abertura oficial teve um ato político em defesa do Brasil, dos trabalhadores e reforçou o papel do movimento sindical.

Na abertura do seminário, o presidente da CTB, Adilson Araújo, reforçou o papel do sindicalismo classista na luta anticapitalista, na denúncia do genocídio em Gaza e na construção de um mundo mais justo, humano e solidário.

“É dever do movimento sindical classista dobrar o seu empenho e a aposta na luta pelos direitos e interesses da classe trabalhadora. É necessário radicalizar por uma nova ordem geopolítica. Ser enfático e exercer um papel de protagonista na luta pela paz e solidariedade entre povos e nações e pela proteção ao meio ambiente. É preciso radicalizar em defesa da soberania e democracia”, disse Araújo. Ele salientou ainda que o socialismo é o único caminho frente à barbárie do capitalismo em crise.

No ato político, que marcou a abertura oficial do Congresso, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Lula, Luciana Santos, apontou o papel histórico dos EUA como agente de desestabilização e fez críticas ao tarifaço imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump.

“Sabemos bem o papel nefasto que esse país imperialista historicamente desempenhou no mundo. A mentira é que o Brasil teria superávit na balança comercial com os Estados Unidos. Na verdade, o clã Bolsonaro cumpriu, sim, o papel de traidores da pátria”, afirmou.

No primeiro dia do Congresso Nacional, também foi realizada a leitura e aprovação do regimento interno. Nesta sexta-feira, os delegados e participantes farão reuniões e debates sobre pautas importantes do movimento sindical e da classe trabalhadora.



 

 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665