SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
27/08/2025

VITÓRIA DO FUNCIONALISMO PÚBLICO: CÂMARA FEDERAL APROVA PROJETO DE LEI QUE DESCONGELA CONTAGEM DE TEMPO NA PANDEMIA

Com isso, os servidores poderão receber de forma retroativa direitos como sexta-parte e quinquênios, mas a proposta é apenas autorizativa caberá aos governos decidirem isso


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) comemora a aprovação na Câmara Federal do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 143/2020 que restabelece o tempo de contagem de serviço do funcionalismo público que foi congelado pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19.

O texto agora segue ao Senado para análise e votação. Mas é preciso observar que o projeto é autorizativo, conforme informações da Agência Câmara de Notícias. Assim, caberá aos governos – federal, estadual, municipal e do Distrito Federal – definir se irão ou não aplicar a lei, retomar a contagem e fazer o pagamento retroativo de direitos como quinquênio, sexta-parte e licença-prêmio.

O STMC luta desde o congelamento para que essa injustiça seja reparada e os servidores tenham seus direitos devolvidos. A CTB, nossa central sindical, realizou na última semana a Campanha DESCONGELA JÁ para pressionar o Congresso Nacional. O funcionalismo público cuidou da população durante a Covid-19 e foi traído quando deveria ter sido valorizado.

Esperamos que o Senado também aprove o projeto e que ele seja sancionado para garantir a retroatividade do tempo de serviço do período da pandemia. Queremos os nossos direitos de volta.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24»
vídeos
6º CONGRESSO NACIONAL DA CTB
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665