Déficit grande no quadro de funcionários acarreta sobrecarga de trabalho
Pautas debatidas na mesa:
PAUTA 1 – CONTRATAÇÃO DE NOVOS SERVIDORES COM URGÊNCIA
Secretário informou que são necessários 100 operacionais, 100 administrativos e outros 40 trabalhadores para o Departamento de Parques e Jardins (DPJ). Já foram encaminhados vários ofícios da Secretaria para o comando da Prefeitura. STMC e Serviços Públicos vão lutar juntos pelas contratações via concurso público.
PAUTA 2 – PROGRESSÕES
Prefeitura está finalizando o PCCV. Mas na mesa o secretário destacou que os Operacionais precisam fazer cursos, mesmo que sejam online, para avançarem nas progressões concedidas anualmente. STMC e Secretaria irão elaborar material com informações sobre cursos e como funcionam as progressões. Também foi discutida a criação de uma bonificação aos Operacionais, só que dependeria de lei específica e debate com a Administração.
PAUTA 3 – PAGAMENTO DE INSALUBRIDADE OU PENOSIDADE
Secretaria garantiu que tem uma técnica de Segurança do Trabalho e que desconhecia que existem trabalhadores operacionais que não recebem a insalubridade. STMC vai encaminhar os nomes dos servidores que não recebem a insalubridade e a técnica irá avaliar quem tem direito ou não ao adicional.
PAUTA 4 – PAGAMENTO DE LICENÇA-PRÊMIO EM PECÚNIA
Secretário informou que depende da Prefeitura. Mas os diretores do STMC reforçaram que cabe à Secretaria fazer esse pedido ao governo para que os servidores possam receber em pecúnia justificando que os Operacionais são imprescindíveis em emergências como desastres naturais. Já existe segmento na Administração que a licença é paga em pecúnia diante da necessidade de garantir o atendimento da população.