SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
Nossa História
Contexto histórico da origem do Sindicato

A palavra sindicato tem origem no latim e no grego. Do latim, "sindicus" é denominado: procurador escolhido para defender os direitos de uma corporação"; do grego, "syn-dicos" é aquele que defende a justiça.

O sindicato está sempre associado à noção de defesa com justiça de uma determinada coletividade. É uma associação estável e permanente de trabalhadores que se unem a partir da constatação de problemas e necessidade comuns.

A matriz histórica da organização sindical atual surgiu sintonizada com o desenvolvimento industrial, que tem por base "a revolução industrial" na Inglaterra, no final do século XVIII e começo do século XIX. Ali nascia o capitalismo atual e o sindicalismo. Mas se o berço do sindicalismo é industrial, isso não foi limitação a sua expansão para outros setores da economia. Podemos dizer que o sindicalismo é o sistema de organização político-social dos trabalhadores, tanto urbano-industrial como rurais e de serviços.

Como movimento social o sindicalismo não é estático, está constantemente transformando-se e criando novas formas de organização e ação.


Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Campinas

O STMC foi fundado em outubro de 1988. A entidade congrega os servidores municipais de Campinas e tem uma história de luta e conquistas, encampadas através de muita organização. Desde de sua criação na década de 80, o Sindicato vem obtendo vitórias essenciais para a categoria. Uma das maiores foi a redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais, que ocorreu em 1998.

Hoje, coordenado pelos servidores Antônio Sertório, Cláudia Bueno e Jadirson Tadeu C. Paranatinga, o STMC representa mais de 21 mil servidores, entre ativos e inativos, dos quais, cerca de 5.000 são sindicalizados.

É de fundamental importância do trabalhador estar sempre a par de seus direitos e deveres. Conhecer o papel da entidade de classe já é um grande passo para se empenhar na luta pela defesa de seu emprego e carreira e conquista de uma sociedade mais justa e igualitária.

No Brasil

Que fique claro, a atual direção do Sindicato defenderá que não seja cerceado no país o direito de greve do servidor público. E mais: queremos uma efetiva Reforma Sindical. Como está não há garantia de organização por local de trabalho, unicidade sindical e do direito de greve do servidor público.

Lutar pela redução da jornada de trabalho para 40 horas, em defesa da Convenção 151/158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), contra a terceirização no setor público, contra o desmonte do serviço público são nossas prioridades e bandeiras.

Em Campinas

Precisamos mudar muita coisa na relação do Governo com os servidores municipais, respeito e condições de trabalho são faltas graves com o funcionalismo. Basta ver a questão das LTS. O que é uma questão de saúde no trabalho, o atual governo quer transformar em arma para colocar a população contra os servidores.

Sempre denunciamos os desmandos do atual governo: perseguição aos trabalhadores e assédio moral e falta de investimento nas estruturas de trabalho, equipamentos adequados e salários.

O orçamento da PMC deve prever os investimentos necessários para as boas condições de trabalho ao funcionalismo público e como conseqüência uma prestação adequada e digna dos serviços à população.
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665