SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
25/03/2015

FUMEC no país das maravilhas: o outro lado da história

Em visita realizada na manhã desta quarta-feira 25/03/2015, ao Naed Sudoeste da FUMEC, no Jardim Santa Amália, o Sindicato pôde constatar o descaso e o desrespeito da atual gestão da FUMEC para com os alunos e professores.
 
Em matéria noticiada pela imprensa a Sra Darci da Silva (Diretora Executiva) afirma: “Fomos atrás de pessoas que ainda não eram alfabetizadas, fizemos parcerias com empresas, instituições religiosas e entidades. É inadmissível que ainda existam pessoas não alfabetizadas em Campinas”.
Para que ir atrás de alunos (as), prometendo a qualidade de atendimento, se a FUMEC não atende as necessidades mínimas. Depois de averiguarmos irregularidades nos uniformes e materiais escolares vencidos, o Sindicato flagrou problemas na merenda.
 
Constamos a crueldade da merenda entregue aos alunos da Fumec, especificamente desta Naed (aproximadamente 550 alunos), e com certeza nas outras também. Foi encontrado cozinha imprópria para o preparo da merenda, que estava armazenada junto com materiais escolares, geladeira quebrada, alimentos transportados inadequadamente.
 
A merenda é colocada em caixas sem nenhuma refrigeração e transportada em péssimas condições em um carro (Corsa Classic), demonstrando mais uma vez a falta de compromisso e o descaso do Executivo da Fumec com a Educação de Jovens e Adultos do município.
Os lanches preparados não são embalados individualmente podendo também favorecer a contaminação no momento em que são servidos. Além do mais, o cardápio sequer é variado: todos os dias são oferecidos lanches, suco e uma fruta para os alunos trabalhadores, jovens ou idosos que deveriam ter uma alimentação balanceada e preparada adequadamente ( sem contar que as frutas estavam ensacadas em cima de mesas junto com materiais escolares, que da forma em que se encontram deveriam estar descartados ).
 
A logística está completamente equivocada e quem mais sofre com isso, são os que mais precisam: os alunos. A maneira como o Governo Jonas trata essa população excludente é cruel. Em sua fala na formatura dos alunos, o prefeito declarou: “Vocês venceram um desafio que foi proposto”! Realmente é um desafio frequentar as aulas nessas condições precárias de atendimento, não bastando o fechamento ininterrupto das salas de aulas, sem contar as condições de trabalho e de assédio moral em que os profissionais da FUMEC estão expostos diariamente.
 
É dessa forma que a população deve ser tratada? Em suas falas, a Diretora Executiva só ressalta as maravilhas que tem feito, mas a realidade é outra: o sucateamento e o desmonte da FUMEC, é fato quase consumado!
 
Não deixaremos isso acontecer, a FUMEC tem uma história seguida de muita luta desde os primórdios da época do EDUCAR, passando pelo MOBRAL, enfim, a Fundação veio para contribuir efetivamente para combater o analfabetismo na cidade, sendo modelo reconhecido em nosso país.
 
Diante desse quadro de total desrespeito, fica evidenciada a falta de competência da FUMEC para gerir uma importante modalidade da educação de Campinas.
O Sindicato não irá compactuar com essa situação perversa e vamos continuar denunciando as mazelas da SME e da FUMEC!

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665