SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
06/03/2018

Dia Internacional das Mulheres em Defesa de Ser Mulher

O STMC Defende o Direito da Mulher, Ser Mulher!


Foto: Arte: Iago Emerick
No Dia Internacional das Mulheres, 08 de Março, as mulheres devem comemorar o Direito de Ser Mulher e é inevitável falar sobre a valorização de todas. Afinal, as mulheres ainda travam batalhas diárias e de maneira excepcional e não tem nada de exagerado em falar sobre como as mulheres são as heroínas do cotidiano, o que deveria sim ser motivo de orgulho para os homens.

Quando comparamos a mulher da atualidade com a mulher do passado podemos observar que hoje elas têm mais liberdade de expressão, de falar o que pensam e de usar as roupas que gostam, mas, essas conquistas estão acontecendo aos poucos e às duras penas.

Abrir espaços democráticos e de igualdade na sociedade atual para simplesmente Ser Mulher vem exigindo muitos esforços individuais e coletivos e do segmento.

As mulheres travam arduamente as lutas do cotidiano, como donas de casa, trabalhadoras rurais, mães, trabalhadoras braçais, empresárias, professoras, servidoras públicas, motoristas, desempregadas e assim vai...

No entanto, no mercado de trabalho brasileiro, a mulher trabalha igual a um homem durante a mesma carga horária, mas ainda ganha menos, mesmo com um nível de escolaridade maior.

E muitas dessas mulheres enfrentam um cotidiano ainda mais penoso. Depois da longa jornada de trabalho, ficam em pé no ônibus durante horas, simplesmente porque não tem lugar para sentar, e depois de enfrentarem os perigos da rua, chegam em suas casas para cuidar dos afazeres domésticos e de suas famílias.

A crise econômica também tem exigido mais das mulheres, faltam creches, escolas, atendimento na área da saúde, emprego, etc.   

Diante do desemprego que atinge cerca de 13 milhões de pessoas, elas estão aceitando subempregos para poderem cuidar das suas famílias. Hoje o desemprego atinge 13,8% das mulheres brasileiras, a maioria negra. 

Também é preocupante e chocante as incontáveis notícias divulgadas pela imprensa nacional, sobre os diversos tipos de violência, física e psicológica, que as mulheres sofrem dentro e fora de casa e em qualquer idade.

Não é de se estranhar que a saúde da mulher está cada vez pior e que os índices de suicídios estão aumentando.

E como é notável que as mulheres ainda é minoria na política e em suas decisões.

Por todos os motivos citados, é de extrema urgência que políticas públicas sejam criadas e desenvolvidas pensando nos direitos das mulheres e  que sejam implementadas para protegê-las em diversos aspectos, porque afinal, Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser e como Ela Quiser.

O STMC Defende o Direito da Mulher de Ser Mulher!

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665