SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
26/03/2018

Ateliê de Sais Aromatizados orienta como deixar os alimentos mais gostosos e saudáveis

Aromatizar o sal ajuda a saúde, estimula o olfato e aguça os sentidos.


Ateliê aromatiza sais com óregano, alecrim, etc. / Foto: Iago Emerick
O Ateliê de Sais Aromatizados aconteceu hoje (26/03), de manhã, na sede social do STMC e foi ministrado pela Terapeuta Ocupacional, Mariana Cesar Viana.

Segundo Mariana, a oficina teve como objetivo apresentar aos participantes uma opção saudável de alimento, que traz benefícios variados para a prevenção e o tratamento de doenças.

“Além disso tudo, a vivência com as ervas também proporciona a estimulação do olfato e aguça os sentidos.”, disse.

Ainda segundo Mariana, eles aprenderam a preparar três tipos de sal aromático: "sal masala" (com inspiração na medicina tradicional indiana), "sal da saúde" (com ervas como o orégano e o manjericão)  e, por fim, o "sal de inverno" que utiliza do limão como potencializador do sistema imunológico e o alecrim, que é considerado um ótimo estimulante.

Aromatizar o sal é uma técnica para deixar os alimentos mais saborosos e a sua cozinha mais divertida.

Nesse Ateliê, foi ensinado como deixar o ingrediente básico da culinária, o sal, com sabor diferente para realçar os alimentos e assim agregar novas sensações ao paladar.

Foram usados vários ingredientes para aromatizar o sal, como o orégano, o alecrim, o limão ralado, a salsa e diversas ervas.  

O ideal é utilizar as ervas já desidratada para não embolorar ou mofar. Se usar temperos frescos como alho, cebola e ervas, o ideal é fazer em menor quantidade e manter refrigerado.

As ervas e especiarias usadas para aromatizar o sal acabam reduzindo a necessidade de usar em excesso, o que é ótimo para a saúde, já que o consumo exagerado de sódio pode causar sérios danos com o passar dos anos, como por exemplo, a pressão alta.

“Todos participaram o tempo todo com interesse e gostaram de saber sobre as novidades acerca da mistura e dos benefícios dos temperos. Além disso, houve espaço para a troca de saberes entre eles, como as experiências de vida que trazem consigo”, disse.

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665