SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
27/04/2018

Ateliê de Mandalas e Campanha Salarial 2018 agitam sexta-feira

Entre as atividades que aconteceram estavam o Ateliê “Olho de Deus” e a entrega de boletins.


A manhã desta sexta-feira foi agitada no STMC. Entre as atividades que aconteceram estavam o Ateliê “Olho de Deus” e a entrega de boletins. O Ateliê “Olho de Deus” foi ministrado pelas professoras Evelyn Santos e Mariana Cesar Viana, aconteceu hoje (27/04) com o objetivo de construir um pêndulo artesanal com lãs coloridas, bambus e madeiras.

Segundo as professoras, esses materiais naturais e suas cores, juntamente com os movimentos circulares das mãos para formar o “Olho de Deus”, proporcionam a vivência da coordenação visual e motora, com ritmo e concentração. 

A proposta das professoras com a construção do pêndulo foi aguçar a cognição, a instrospecção, envolvendo a todos no senso de autoconhecimento sobre os seus próprios limites.

“A construção do Olho de Deus contribui para equilibrar a atenção, o senso de estética e a organização espacial. Traçar o desenho do Olho de Deus com as linhas também ajuda na concentração. É como se estivéssemos traçando caminhos que nos fazem reorganizar o interior.”, disse Evelyn.

A professora Mariana explicou que a arte materializa os sentimentos.

“Através da arte, dos materiais e das cores, as pessoas materializam o seu mundo interior, emoções afloram. Com a construção do Olho de Deus, o grupo conseguiu olhar para dentro e expressar lindos sentimentos.”, disse Mariana.  

Segundo as professoras, o pêndulo “Olho de Deus” é de origem indígena e servia para proteger quem confeccionava.

“O Olho de Deus simboliza o reencontro com Deus que vive em cada um de nós.”, explicou Evelyn.

A aposentada Aparecida de Souza Mendes ficou muito emocionada com a atividade e disse que vai colocar o “Olho de Deus”, que confeccionou no ateliê, na porta de sua casa para que todos que passem por ali sintam a paz.

“Senti um prazer muito grande em conseguir fazer o Olho de Deus. A atividade trouxe muita paz e quero retribuir.”, disse Aparecida.

Entrega de Boletins

Nessa manhã agitada no STMC, a diretoria também entregou boletim informativo e fez diversas orientações aos aposentados/as e pensionistas, inclusive para aqueles que foram hoje de manhã (27/04) buscar o holerite no Paço Municipal.

A diretoria explicou sobre como está sendo organizada a Campanha Salarial 2018, sobre quais são as reivindicações e motivou a todos/as a participarem.

A Agenda de Atividades do Mês de Maio divulgada no boletim informativo  também foi explicada. Os aposentados/as e pensionistas demonstraram interesse nas diversas  atividades como no “Ateliê de Quadradinhos em Crochê” e “Ateliê Colar de Tecido.” Vários associados/as aproveitaram a oportunidade e foram até a sede do STMC para fazer as suas inscrições.

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665