SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
11/05/2018

Dona Alice Dal Bom Mendes revela o segredo para chegar aos 90 anos

Uma mulher alegre e cheia de energia.


Dona Alice Dal Bom Mendes é uma senhorinha simpática, de sorriso pronto no rosto e com um brilho extraordinário nos olhos.

Quem conhece a senhorinha de corpo e sorriso delicado, não imagina que Dona Alice é pura energia e que já se passaram 90 primaveras, completados no dia 08 de maio deste ano.  

Ela conta que nasceu em São Paulo, mas se considera Campineira porque veio para a cidade com apenas 8 meses e porque foi aqui onde sempre viveu.

Mulher forte, começou a trabalhar com 11 anos, ajudava na colheita do café do sítio da família e também era babá. Quando completou 17 anos se casou com Samuel e aos 20 anos foi mãe pela primeira vez, de um menino. Depois vieram mais filhos. Mesmo com uma vida atarefa e com três filhos, conseguiu estudar e se formar como técnica em patologia, profissão que atuou durante 36 anos no serviço público de Campinas.

Hoje, aos 90 anos, continua bem disposta pra tudo, principalmente para as festas. Carnaval e bailes das antigas são os principais motivos para sair de casa.

Dona Alice disse que aprendeu a gostar de carnaval e de festas com o seu marido. “Meu marido Samuel era um homem maravilhoso, festeiro, e foi com ele que aprendi a dançar....ele adorava me ver dançando”, disse emocionada.

Nas festas de carnaval gosta de caprichar nas fantasias. No último baile do Clube Andorinhas, foi vencedora em primeiro lugar, com a fantasia de Charles Chaplin, de quem é fã. E foi num bailes de carnaval que Dona Alice encontrou um novo amor, João Stefanel, de 65 anos.  

João conta que conheceu Dona Alice há 8 anos num baile do Clube da Vila Teixeira e que desde então é o seu companheiro inseparável de todas as festas.

“Eu a convidei para dançar valsa, mas ela não aceitou, então, ficamos conversando, foi quando surgiu a amizade.”, disse.

A namorada completa a história dizendo que depois de um tempo convidou João para o seu aniversário.

“Foi quando dancei com ele pela primeira vez e quando começou o namoro. Ele tem açúcar!”, brinca.

Dona Alice fala de João com orgulho, assim como conta sobre a grande família que construiu e que está sempre por perto para o seu conforto e apoio. São dois filhos, Cláudio, de 70 anos, e Hamilton, de 60 anos, além dos netos/as, bisnetos/as e até tataranetos/as.

“Meu filho caçula cuida de mim como se eu fosse um bebê e me ajuda a me arrumar para ir aos bailes. Ele é o maior incentivador.... a minha neta gosta de me pintar”, conta rindo.

Entre um sorriso e outro, Dona Alice explica que já viveu períodos ruins, de muitas lágrimas, e que foi a fé e a família que a ajudaram a mudar o curso da tristeza para a alegria. 

“Sofri muito quando meu marido e meu filho Odacir, o mais velho, morreram. Eles morreram em datas próximas. Busquei forças e coragem em Deus e na minha família”, disse.

Ela conta que o segredo para chegar aos 90 anos é levar a vida com alegria, apesar dos momentos tristes, cuidando sempre  da saúde, por isso, faz natação toda semana e leva uma vida social bem ativa.

“Não tem tempo ruim, estou disposta e alegre, pode estar frio que vou para a natação, para o baile e para as festas”, disse.
 

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665