SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
08/08/2018

STMC realiza manhã de Ateliê de Crochê em Quadradinhos

O Crochê é um trabalho que pode ser feito usando qualquer tipo de fio, basta ter a agulha ideal e muita criatividade.


Professora Aparecida Donizette ensina Crochê / Foto: José Lima
Nessa manhã de 4ª Feira (08/08), o STMC realizou o Ateliê de Crochê em Quadradinhos com as associadas. O Ateliê teve a aposentada Aparecida Donizette como mestre, que com dedicação nos presenteou com sua experiência na arte.

Segundo os historiadores, os trabalhos de crochê têm origem na pré-história, a palavra “Crochê” vem do dialeto Nórdico, que significa “gancho”, uma referência a forma do bico da agulha de Crochê que puxa os pontos.

O Crochê é considerado uma arte e foi desenvolvido a partir do século 16, provavelmente na Arábia, e através das rotas comerciais chegou à Espanha. A partir do ano de 1800, o Crochê ganhou espaço. Foi a francesa Riego de La Branchardiere que desenhou padrões que podiam ser facilmente copiados. Ela também publicou um livro para que outras pessoas pudessem reproduzir tais desenhos.

O Crochê é um trabalho que pode ser feito usando qualquer tipo de fio, basta ter a agulha ideal e muita criatividade.

Além de arte, o crochê é uma terapia, pois ajuda a curar e a prevenir doenças. Vejam alguns dos efeitos dessa atividade:

(1) Requer concentração, raciocínio e coordenação motora, o que ajuda a prevenir doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

(2) Ajuda manter-se intelectualmente ativo e também pode afastar a depressão e diminuir a ansiedade.

(3) Altera a química do cérebro, diminuindo os hormônios do estresse e aumentando os níveis de serotonina e dopamina. Essas substâncias são responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer.

(4) Os movimentos repetitivos baixam a pressão sanguínea e geram uma sensação de relaxamento. Ainda estimulam a agilidade das mãos.

O STMC estimula toda e qualquer atividade que venha auxiliar os trabalhadores/as aposentados e pensionistas a ter uma melhor qualidade de vida e bem estar social.

Segunda-feira, dia 13 de agosto, a professora Aparecida Donizette ministrará nova aula sobre como fazer quadradinhos de crochê para aqueles que precisam tirar dúvidas.   

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665