SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
22/10/2018

Ateliê Reencontro com a Infância, orienta a confecção do jogo ‘ Cinco Marias ’

Adultos e crianças confeccionam jogo.


Criança confecciona jogo ' Cinco Marias ' /
Para comemorar o Mês das Crianças, o STMC, realizou na tarde de hoje (22/10), o ‘Ateliê Reencontro com a Infância’, ministrada pela mediadora Evelyn Santos.

Na abertura do Ateliê, a direção do STMC, discursou sobre os momentos atuais e citou como exemplo de tolerância, os trechos do livro: ‘O Pequeno Príncipe’, do autor francês, Antoine de Saint-Exupéry.

Após a abertura, a professora Evelyn Santos resgatou o tempo da infância e também fez uma leitura, mas do texto ‘Os Direitos das Crianças’, da autora Ruth Rocha, que fala sobre as necessidades no período da infância, como ter acesso a saúde, a segurança e o direito de Sorrir.

Depois, Evelyn instruiu adultos e crianças presentes sobre como confeccionar um brinquedo antigo e bem divertido chamado ‘Cinco Marias’.

‘Cinco Marias’ é um jogo com cinco saquinhos de tecido, com cerca de 4 cm, cheio de areia ou arroz, por exemplo.

É fácil de confeccionar e de jogar e as crianças e os adultos adoram brincar porque é divertido e exige agilidade.

Com as mãos é só lançar um dos saquinhos para o alto e ir pegando, de forma somatória, aqueles que vão sobrando e assim a dificuldade vai aumentando.   

O jogo tem origem em um costume da Grécia antiga, de consultar os deuses e verificar a sorte futura. Mas naquela época, eram usados ossinhos da pata de carneiro (astrágalos) que eram observados e analisados com presságios quando caíam.

No Brasil, a brincadeira surgiu, provavelmente, no período de colonização dos portugueses católicos, por isso, o nome ‘Cinco Marias’.  

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665