Dança Circular ocorrida ontem, dia 11/04, aconteceu no Parque das Águas.
A Dança Circular ocorrida ontem, dia 11/04, aconteceu no Parque das Águas em meio à natureza e numa manhã ensolarada de céu azul. Para a Dança Circular, mediado por Mairany Gabriel, foi tocado músicas folclóricas, como alecrim dourado, etc. Após a dança, os aposentados prestigiaram um delicioso café da manhã com frutas frescas, sucos e lanchinhos.
A Dança Circular traz diversos benefícios para as pessoas idosas. Porque além de se movimentar, alongar, a atividade também motiva os participantes a cantarem e a agradecerem pela vida e pelas as amizades.
A atividade trabalha os cincos sentidos do ser humano, a visão, pois motiva o olhar para o próximo, a audição, para escutar e entender as músicas, o olfato, porque aproxima o participante da natureza, o tato, porque incentiva a dar as mãos ao outro participante, entre outras gesticulações de agradecimentos, e o paladar, porque depois da atividade todos partilham do café da manhã. Enfim, a atividade proporciona momentos relaxantes em grupo, motivando a conexão com outras pessoas e com a natureza.
A história da Dança Circular é bem interessante. Ela é considerada uma expressão artística dos povos mais antigos durante a celebração em grupo para agradecer os plantios, colheitas, a chegada das chuvas, nascimentos, casamentos, etc.
Foi o bailarino clássico e coreógrafo, Bernhard Wosien, que em 1976, após pesquisar as celebrações em diversas comunidades espalhadas pelo mundo, fez uma coletânea das diferentes expressões folclóricas, originando Dança Circular.
Aposentados/as dão as mãos em representação da união. /
Fonte: STMC