SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
23/10/2019

Meditação estimula novas experiências com atividades do cotidiano

Comer, ouvir e ler com atenção muda a forma com encaramos a nossa rotina


Aula de meditação com a professora Paula Ribeiro estimula novas sensações /
 
A manhã de céu aberto desta quarta-feira (23) foi especial para os aposentados/as do STMC. Eles participaram da meditação ao ar livre, no Parque das Águas, e tiveram a oportunidade de descobrir novas sensações em atividades que realizam no dia a dia, mas de forma automática, como comer, por exemplo. A mediadora Paula Ribeiro aguçou os sentidos dos alunos ao oferecer alimentos que foram consumidos enquanto os aposentados estavam em estado meditativo, sem pressa e com muita atenção.
 
Esse é o mês da Criança no STMC. Período em que tentamos resgatar sensações da infância. “Por isso, nós fizemos a meditação com o objetivo de comer em plena atenção. Dei pedaços de frutas a eles, que estavam com os olhos fechados. Eles comeram com calma, sentiram o cheiro, passaram nos lábios para só então morder, como se fosse a primeira vez.  Todos ficaram muito surpresos com os sabores. Muitos nem conseguiram identificar os alimentos”, disse.
 
Segundo Paula, no dia a dia, não prestamos atenção nas nossas atividades e comer é uma delas. “Nossa mente está acostumada colocar a comida na boca, nem mastigar direito e engolir. Nossa ideia foi sair do automático. Só quando a gente sai do piloto automático é que começamos a viver. Muitas vezes, esquecemos de sentir quando realizamos as nossas atividades”, afirmou. 
 
A meditação ajuda a entender o que estamos consumindo e a forma como fazemos isso. Essa consciência ajuda também a prestar mais atenção nas sensações que temos com outras atividades. “Estamos fazendo leitura agradáveis? Ouvindo coisas agradáveis? Assistindo coisas agradáveis”, disse Paula. 
 
Os aposentados do STMC participam mensalmente das aulas de meditação. A atividade ajuda na saúde do corpo e da alma. Ficou interessado/a e quer participar? Entre em contato com a nossa equipe na sede do sindicato e faça sua inscrição!

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665