SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
14/11/2019

Ateliê promove festa sensorial

O Ateliê “Aromas que Promovem a Saúde” foi uma viagem sensorial para os aposentados/as na manhã de hoje (14).


Aposentados/as sentem aromas na fabricação de óleos essenciais /

O Ateliê “Aromas que Promovem a Saúde” foi uma viagem sensorial para os aposentados/as na manhã de hoje (14). Os participantes usaram ervas, óleo de coco, pilão e muita sensibilidade para fabricarem seus próprios óleos essenciais, sob a supervisão da terapeuta Mariana Viana. 


A dinâmica começou com Mariana explicando à turma o que é um óleo essencial e como ele é extraído. A introdução foi a deixa para os aposentados/as contarem histórias de quais plantas medicinais eles usavam na infância para curar males físicos e emocionais. “Fomos resgatando os saberes populares da ervas e das plantas, e eles foram percebendo, sozinhos, como isso foi esquecido ao longo dos anos por causa da medicalização da medicina. Meu objetivo foi mostrar que as ervas ainda estão mais acessíveis do que imaginamos”, explicou Mari.


Depois, a terapeuta apresentou cinco óleos essenciais e eles puderam sentir os aromas. Em seguida, eles tatearam e maceraram as ervas no pilão, antes de passarem os sucos extraídos sobre a pele. “Eles diziam quais sensações cada erva provocava, quais efeitos estavam experimentando. Por isso eu digo que foi um ateliê muito sensorial”. Cada um fez o seu próprio composto medicinal, para ser usado como emplastro ou ser passado na pele com algodão.


Depois de uma pausa, eles fabricaram o óleo essencial, com a diluição em óleo de coco. Cada um escolheu a substância ativa de acordo com a sua necessidade. Os vidrinhos foram decorados com barbante e lavanda. “Eles saíram da oficina agradecidos, alegres e emocionados, porque os óleos mexem muito com sentimentos. E eu fiquei muito emocionada também”, completou a terapeuta.




Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665