SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
27/04/2020

STMC paralisa parcialmente atendimento no CS Paranapanema por falta de EPIs

Coordenadora da unidade de Saúde negava a entrega de EPIs para servidores que não atuam diretamente com pacientes com suspeita da Covid-19.


Depois da denúncia de trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) e servidores paralisaram parcialmente as atividades no Centro de Saúde (CS) do Paranapanema, no Jardim Guarani. A direção do CS está negando a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para trabalhadores da unidade de Saúde.

Apenas os trabalhadores que estão no atendimento direto aos pacientes com suspeita de Covid-19 têm direito a solicitar itens como máscaras e vestimentas para evitar o contágio. Servidores de áreas, como administrativo e que estão no atendimento do público em geral, não podem pedir os EPIs.

O diretor de Saúde do STMC, Luciano R. Santos, foi ao local e constatou que o bloqueio aos EPIs estava acontecendo no CS e pediu explicações à coordenação da unidade de Saúde. Até o momento, não houve retorno. O atendimento continua parcialmente paralisado. A coordenadora que determinou o bloqueio dos EPIs está de licença por 14 dias, com suspeita de Covid-19. Ela não utilizava os EPIs.

“A Prefeitura de Campinas publicou um decreto recomendando que os profissionais que atendam em unidades de Saúde e outros serviços essenciais utilizem os EPIs. É um absurdo que os trabalhadores fiquem expostos e que a população também fique exposta dessa forma. Não vamos aceitar esse tipo de situação. O atendimento aos pacientes com suspeita de Covid vai continuar. Mas as outras áreas estão paralisadas para garantir condições seguras e dignas de trabalho aos servidores”, diz.

O CS Paranapanema tem 49 funcionários. O atendimento aos pacientes com sintomas de problemas respiratórios é feito por uma equipe de cinco funcionários. Os casos mais severos são encaminhados para os hospitais. Muitos trabalhadores que estavam com as máscaras trouxeram de casa ou estão usando as máscaras de tecido.

Servidores denunciem se há falta de EPIs na sua unidade ou se há um direcionamento de uso apenas para os trabalhadores que atuam diretamente com os pacientes com suspeita de Covid-19. O Sindicato vai atuar para garantir que todos os servidores tenham condições seguras e dignas de trabalho.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665