Prefeitura de Campinas autoriza a reabertura dos estabelecimentos, mas com capacidade e horários reduzidos e seguindo todas as precauções.
Na lista de exigências, estão o uso obrigatório de máscara de proteção, disponibilidade de álcool em gel para uso de clientes e funcionários e a manutenção do distanciamento social. Não pode, por exemplo, aglomeração em filas. Quem descumprir será multado e poderá perder o direito de manter as portas abertas.
Todos os estabelecimentos que serão autorizados a voltar a operar deverão trabalhar com apenas 30% da capacidade. O horário de funcionamento também será reduzido. As lojas de rua podem abrir das 10h às 16h. Nos shoppings centers, o horário será das 14h às 20h.
No caso das igrejas e templos religiosos, também vale a limitação de 30% da capacidade e não incluem frequentadores e trabalhadores com mais de 60 anos. Os restaurantes vão poder abrir para receber público apenas no horário de almoço. No jantar, mantém o sistema drive-thru ou delivery.
Os escritórios de advocacia, contabilidade e imobiliárias também poderão retomar o atendimento do público. Mas devem seguir as regras de apenas 30% da capacidade e todas as exigências sanitárias e de distanciamento social.
Os órgãos de Saúde e a Prefeitura de Campinas informaram que as regras de reabertura não se aplicam para pessoas com mais de 60 anos, tanto clientes como funcionários. É para os idosos permanecerem em isolamento social e continuarem em casa evitando sair para fazer qualquer atividade.