SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
15/06/2020

STMC está junto dos nossos idosos neste Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

A conscientização sobre a importância deles na sociedade passa pelo combate a qualquer tipo de violência seja física ou psicológica. Com a pandemia, aumenta a preocupação com a saúde e bem-estar dos idosos.


Hoje é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, cuja data foi instituída pela Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA) em 2006 e reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011. Com o isolamento social provocada pelo novo coronavírus, nossos queridos idosos, mais do que nunca, merecem a nossa atenção, carinho e cuidados.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”.

É considerada violência contra os idosos a negligência, o abandono, a violência física, as violências psicológica e emocional, e a violência financeira. Em nota, António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, enviou uma mensagem sobre essa data tão importante:

"A pandemia do Covid-19 está causando medo e sofrimento incalculáveis ??para as pessoas idosas em todo o mundo. Além de seu impacto imediato na saúde, a pandemia está colocando as pessoas mais velhas em maior risco de pobreza, discriminação e isolamento. É provável que tenha um impacto particularmente devastador sobre as pessoas idosas nos países em desenvolvimento. Os idosos têm os mesmos direitos à vida e à saúde que todos os outros. As decisões difíceis em torno dos cuidados médicos que salvam vidas devem respeitar os direitos humanos e a dignidade de todos".

Denuncie qualquer tipo de violência contra os idosos.

Ame e cuide dos nossos idosos!
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665