SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
01/07/2020

STMC denuncia riscos para os servidores que estão no combate ao Covid-19

Desde o início da pandemia, o Sindicato exige, cobra e denuncia descaso da Prefeitura de Campinas com o funcionalismo público na proteção dos trabalhadores contra o coronavírus.


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) vem lutando pela saúde e integridade dos servidores públicos desde o início da pandemia. Em audiência realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT), em 17 de junho, o Sindicato denunciou, mais uma vez, a necessidade de fazer testes de Covid-19 em todos os funcionários públicos, principalmente os trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, e também que os servidores do grupo de risco sejam afastados do trabalho ou sejam remanejados para outra função.

Mais uma vez, o STMC deixou claro que o governo do prefeito Jonas Donizette está desrespeitando o funcionalismo e colocando trabalhadores em risco. Desde o começo da pandemia, o Sindicato luta pelos servidores. Criamos uma força-tarefa junto com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para garantir condições seguras de trabalho, principalmente para os trabalhadores da Saúde e de áreas que estejam atendendo diretamente à população.

Na audiência, a procuradora Clarissa Ribeiro Schinestsck solicitou que o Município envie a cada 10 dias uma relação contendo: o número de profissionais de saúde que estão afastados por covid 19,  afastados por síndrome respiratória e profissionais da saúde que vieram a óbito. Também foi pedido pela procuradora que um representante do STMC fosse incluído no grupo de discussão para a elaboração de um plano para fazer os testes nos profissionais da Saúde em Campinas.

Apesar do comprometimento da representante da Prefeitura que esteve na audiência, até o momento ninguém do Sindicato foi incluído nesse grupo para a discussão da testagem de todos os servidores da Saúde que estão na linha de frente de combate à Covid-19.

Outra promessa feita na audiência que até agora não foi cumprida pela Prefeitura de Campinas foi a emissão de uma orientação para as comissões julgadoras dos pedidos de afastamento dos servidores do grupo de risco para padronizar a análise dos requisitos.

O Sindicato vem fazendo o seu papel de lutar pelos servidores públicos. Estamos denunciando o desrespeito do governo municipal nos órgãos competentes da Justiça do Trabalho e exigindo providências urgentes.

Conseguimos importantes vitórias como a entrega de EPIs, a padronização e treinamento do uso de EPIs, a realização de testes nos guardas municipais, concessão de adicional de insalubridade para todos os agentes de saúde e outras reinvindicações que estão na pauta de lutas do STMC.

Denunciem a falta de testes, falta de EPIs, condições precárias de trabalho, dificuldade de afastamento.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665