SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
21/08/2020

STMC luta pelos direitos dos servidores na Justiça

Desde o começo da pandemia, o Sindicato vem denunciando o descaso da Prefeitura de Campinas no Ministério Público do Trabalho (MPT) e no Poder Judiciário.


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) luta pelos direitos dos servidores públicos municipais desde o começo da pandemia do novo coronavírus. Lutamos para que todos tenham Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), pagamento de insalubridade, testagem em massa, afastamento dos grupos de risco e para barrar o congelamento dos salários até 2021.

Ingressamos nesta semana com duas ações para garantir os direitos dos servidores. A primeira foi um pedido liminar para garantir que todos os servidores com mais de 60 anos e comorbidades que trabalham no Hospital Mário Gatti  fossem afastados do trabalho. Essa exigência já foi feita pelo MPT, mas há várias denúncias no Sindicato de que a determinação não está sendo cumprida.

Mas a Justiça indeferiu o pedido alegando que poderia existir o risco de uma desassistência da população por falta de trabalhadores na linha de frente. Não vamos desistir e vamos insistir de que é preciso que os grupos de risco sejam protegidos e não expostos como acontece hoje.

Também pedimos uma tutela antecipada para que não seja aplicado o Decreto nº 20.941/2020, que suspendeu a concessão de benefícios trabalhistas pela contingência de gastos e que se baseia na Lei Complementar nº 173/2020 do governo Jair Bolsonaro que congelou os salários e a contagem de tempo de serviço do funcionalismo público. A Justiça negou a liminar, mas quer um posicionamento da Prefeitura de Campinas. 

O nosso advogado Dr. Lafaiete Biet explica que há várias ações no Poder Judiciário em todo o país contestando o congelamento dos salários e dos benefícios dos servidores. E que o tema dever ser apreciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão da Corte terá repercussão em todos os processos.

Ele diz que o STMC vai continuar lutando na Justiça pelos direitos dos trabalhadores por meio de recursos e que não desistirá diante de qualquer negativa da Justiça.

STMC em defesa dos servidores públicos de Campinas.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665