SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
04/09/2020

STMC entra com denúncia no MPT contra Volta às Aulas e pode deflagrar greve na Educação

Diante da imposição da Prefeitura de Campinas de voltar às aulas sem dialogar com os trabalhadores, Sindicato move ação no Ministério Público do Trabalho e pode convocar os servidores da Educação para uma greve.


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) entrou com uma representação no Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a Prefeitura de Campinas e a secretária de Educação, Solange Pelicer, pedindo a abertura de um inquérito civil para impedir o Volta às Aulas anunciado pelo prefeito Jonas Donizette.  A entidade também pode chamar uma greve na Educação, caso o governo insista em retomar as aulas no meio da pandemia. 

Na denúncia ao MPT, o Sindicato informou aos procuradores que o governo excluiu os trabalhadores de qualquer debate sobre a retomada presencial das aulas e também não apresentou até o momento o plano para um retorno seguro de trabalhadores e alunos às escolas. 

O governo vem tratando os trabalhadores com desrespeito e nenhuma preocupação com a saúde e a vida dos servidores. A Secretaria de Educação criou em junho um grupo de trabalho apenas com servidores de confiança da secretária Solange Pelicer e sem a participação de representantes do Sindicato e do Conselho Municipal de Educação. 

Insistimos várias vezes para que o STMC participasse das discussões sobre o Volta às Aulas e fomos ignorados. O governo fez o anúncio sem ouvir os trabalhadores. O Sindicato sempre se posicionou contrário ao retorno sem que existam garantias de que o ambiente escolar esteja livre do risco de contágio de trabalhadores, alunos e comunidade escolar. 

A secretária de Educação Solange Pelicer chegou a marcar uma reunião com representantes do Sindicato em agosto para discutir o assunto, mas cancelou. Logo em seguida, o governo anunciou o reinício das aulas para Outubro. 

Diante dessa posição intransigente,  o Sindicato informa que pode chamar os trabalhadores para uma greve contra o Volta às Aulas. Nossa diretora Claudia Bueno, ao Blog da Rose, atendendo ao pedido de entrevista da jornalista Rose Guglielminetti, informou sobre essa possibilidade e do descaso do governo municipal com os servidores. 

Não vamos permitir que os trabalhadores sejam expostos ao risco de contraírem o novo coronavírus. 

STMC em Defesa da Vida e da Educação.

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665