SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
08/09/2020

STMC denuncia desrespeito da Prefeitura com mães servidoras

Sindicato vem recebendo reclamações de mães que não têm com quem deixar os filhos e estão sendo obrigadas a levar as crianças para o trabalho ou sendo penalizadas com desconto de dias de trabalho em caso de falta.


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) vem recebendo inúmeras denúncias de servidoras, principalmente da área da Saúde, com filhos pequenos e sem com quem deixar as crianças, que a Prefeitura de Campinas está obrigando-as a trabalharem presencialmente.

É preciso lembrar que o governo municipal estabeleceu a modalidade de teletrabalho, ou seja, home-office e flexibilização do horário de trabalho para mães que não têm com quem deixar os filhos. Mas as trabalhadoras estão sendo impedidas de se beneficiarem dessa regra do próprio governo.
Sem ter com quem deixar as crianças, as servidoras estão levando os filhos para os locais de trabalho. Além de não ser o ambiente para uma criança passar o dia, ainda existe o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Como é proibida a permanência das crianças no local de trabalho das mães, várias servidoras estão faltando no trabalho para não deixarem os filhos sozinhos em casa. E, claro, que estão sendo penalizadas com o desconto dos dias e sofrendo retaliações de suas chefias.

O Sindicato buscou uma solução em audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), mas o governo foi irredutível e se nega a aplicar para as mães a determinação que a própria Prefeitura criou e se dispôs a utilizar durante o estado da calamidade pública em decorrência da Covid-19.

Vamos buscar pelos meios jurídicos uma forma de garantir que os direitos das trabalhadoras sejam respeitados. Não vamos permitir que o governo continue com o desrespeito e o descaso contra as servidoras que estão na linha de frente de combate à Covid e que prestam um importante serviço à população.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665