SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
25/01/2022

Advogado do STMC informa sobre a luta do Sindicato em defesa dos trabalhadores da Educação na TV Câmara

O advogado Ricardo Marreti participou do programa Questão de Ordem que debateu o retorno das aulas presenciais nas escolas de Campinas, a partir de 7 de fevereiro.


A TV Câmara realizou, na tarde desta terça-feira (25), um debate com vereadores, representante da Secretaria da Educação e o advogado do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC), Ricardo Marreti, sobre o retorno das aulas presenciais nas escolas, a partir de 7 de fevereiro.

Marreti informou que, desde o começo da pandemia, o Sindicato tem procedimentos abertos no Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15º Região para defender a vida e a saúde dos servidores da Educação, estudantes, famílias e a comunidade escolar. Nosso advogado destacou que foi realizada uma nova denúncia ao órgão no começo deste ano mostrando que houve um relaxamento dos protocolos sanitários em escolas e também há problemas de estrutura que deveriam ter sido sanados.

Desde 2020, o Sindicato debate com a Secretaria de Educação e o MPT o retorno das aulas. Fizemos denúncias sobre a necessidade de adequação das escolas, equipamentos de segurança individual (EPIs). Recebemos denúncias no final do ano passado mostrando um relaxamento dos protocolos sanitários em escolas”, disse Marreti no programa.

O advogado do STMC afirmou também que o cenário atual é crítico com a explosão de novos casos de Covid-19. Dessa forma, a testagem em massa é mais do que fundamental. “Nós e o MPT sempre solicitamos a testagem em massa desde que a Secretaria de Educação começou a discutir a volta das aulas presenciais nas escolas. A doutora Clarissa (Clarissa Ribeiro Schinestsck, procuradora do MPT) sempre solicitou que todos os trabalhadores que estão atuando no cenário da pandemia sejam testados”, informou.

Marreti destacou ainda que tem um aplicativo pronto que foi criado pelo MPT, Unicamp, STMC e SME para ajudar no controle da pandemia e na rastreabilidade dos possíveis casos nas escolas entre trabalhadores, alunos, famílias e comunidade escolar. Mas que o aplicativo ainda não foi implantado pela Prefeitura.

O advogado informou que há duas ações civis públicas distribuídas na Justiça para defender os trabalhadores e os estudantes. Ele afirmou que os diretores do STMC e nosso engenheiro do trabalho estão visitando as escolas e verificando a demanda dos servidores.


 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665