SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
22/03/2022

STMC faz vistoria em CS Carlos Gomes a pedido do MPT para checar condições precárias de trabalho

Unidade de Saúde vive caos em estrutura improvisada em uma igreja há mais de um ano


Diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC)  vistoriaram, nesta terça-feira (22), o Centro de Saúde (CS) Carlos Gomes. A vistoria foi feita atendendo um pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15º Região. A situação encontrada na unidade de Saúde é caótica. O local improvisado não permite condições dignas de trabalho e nem de atendimento da população.

Após denúncia, dirigentes do STMC foram averiguar a estrutura de trabalho e de atendimento dos pacientes. O cenário é terrível. O CS funciona de forma provisória em uma igreja, após o prédio em que estava instalado ser considerado inadequado. A edificação era muito antiga e tombada pelo patrimônio histórico – fato que não permitia reformas no prédio.

A Prefeitura de Campinas transferiu o atendimento de forma provisória para a igreja, com a garantia de que seria por pouco tempo, e isso já dura mais de um ano. No local, há apenas um banheiro para uso de homens, mulheres e crianças. Vacinas ficam acondicionadas em caixas plásticas no chão.

Os consultórios de atendimento são em áreas abertas nas quais não existe privacidade para pacientes e médicos conversarem e nem para a realização de exames. O calor no local é insuportável. Além disso, materiais hospitalares são armazenados juntos com pratos, colheres, copos e outros utensílios usados pelos trabalhadores e pacientes.

Diante do caos encontrado no local, o MPT e o STMC irão tomar as providências legais cabíveis para exigir que a Prefeitura de Campinas instale o CS em um local adequado. Saúde é um direito básico da população, assim como condições de trabalho dignas para os servidores/as.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665