SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
11/04/2022

Prefeitura não pode exigir que diretoras contratem trabalhadores da limpeza

STMC vai tomar as providências cabíveis para defender os servidores/as da Educação da imposição do governo e vai denunciar a ilegalidade do uso da Conta Escola


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) repudia a atitude da Prefeitura de Campinas de mandar que a direção das escolas afetadas pela falta de funcionários da limpeza faça uma contratação emergencial de trabalhadores/as para a função até que a nova empresa contratada assuma esse serviço nas escolas e creches municipais da cidade.

Pior ainda é usar recursos da Conta Escola para isso. Essa é uma medida ilegal. Os recursos só podem ser usados para a compra de produtos de limpeza e nunca para a contratação de trabalhadores/as. Mais uma vez, o governo municipal mostra a total desorganização e inépcia política para resolver esse problema.

A falta de pagamento dos salários e benefícios dos trabalhadores/as terceirizados da limpeza se arrasta há mais de dois meses. Diretoras do STMC foram as primeiras a apoiar a mobilização das companheiras da limpeza e chegaram a participar de uma reunião junto com o Sindicato da categoria e a Secretaria de Educação para buscar uma solução. E, também, para garantir que os servidores/as das escolas afetadas pelas paralisações do pessoal da limpeza não fossem prejudicados.

Mas o governo não teve capacidade de resolver a situação e agora joga para os servidores/as a responsabilidade que cabe ao Recursos Humanos (RH) ou ao Naed de fazer uma contratação emergencial de trabalhadores da limpeza.

O STMC não admite que seja jogada para os trabalhadores/as municipais a reponsabilidade de garantir a limpeza das escolas e creches. E não há como ter atividades nas unidades escolares sem o serviço de limpeza e higienização. Isso põe em risco o bem-estar e a saúde de trabalhadores/as e estudantes.

A Prefeitura de Campinas deve manter as aulas remotas nos locais sem pessoal da limpeza. Os servidores/as precisam trabalhar e não têm quer ficar repondo dia de trabalho depois em decorrência de um problema que já deveria ter sido resolvido há muito tempo.

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665