SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
27/02/2023

Direção do STMC se reúne com secretário de Educação

Na pauta do encontro, foram discutidos o bônus da Educação, condições das unidades escolares, tratamento humanizado de temas como os 15 minutos de intervalo e reunião dos filhos


Diretoras do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) se reuniram com o secretário de Educação, José Tadeu Jorge, para debater várias pautas de demandas dos servidores da área. O encontro foi produtivo e o secretário se mostrou receptivo para discutir temas importantes que afetam o dia a dia de trabalho nas escolas.

A nossa coordenadora, Claudia Bueno, abriu a reunião realizada, na quinta-feira (24), destacando a importância do pagamento do bônus da Educação (cuja última parcela foi em 30 de janeiro) e também o papel do secretário para que o benefício fosse, efetivamente, concedido aos trabalhadores, apresentando também as injustiças cometidas com alguns profissionais e solicitou a resolução imediata.

Também foi solicitado que o bônus seja pago em 2023. Tadeu adiantou que ainda não é possível garantir isso porque dependerá da arrecadação da Prefeitura de Campinas. Mas o secretário se mostrou favorável a conceder, mais uma vez, a bonificação. Entretanto, caso seja possível, serão discutidos novos critérios, sendo que esses últimos apresentaram muitas injustiças.

Outro tema na pauta foi a necessidade de reforma urgente de unidades escolares. Tadeu informou que a Secretaria de Educação tem um planejamento de reforma de 90 unidades. Um cronograma já foi estabelecido para a execução dos trabalhos.

Nossa diretora  Vera de Jesus Claro informou ao secretário a urgência dessa medida e citou que na escola CEI Sol do Amanhã uma única sala vem abrigando duas a três turmas de alunos. Tadeu criticou a situação e disse que não era para acontecer isso. O secretário garantiu que irá verificar o problema já que neste tipo de caso é para alocar as turmas em um outro imóvel, mesmo que seja alugado.

A Direção do STMC expôs problemas sérios que estão acontecendo nas escolas e creches. O STMC recebeu denúncia de que em uma unidade escolar a direção colocou falta injustificada por atraso de 15 minutos de entrada, mesmo o servidor tendo informado o motivo do atraso. Outro problema vem sendo a falta de permissão para um intervalo de 15 minutos para que os trabalhadores possam ir ao banheiro, comer alguma coisa ou tomar uma água. E também a forma inflexível como alguns diretores de escolas lidam com a saída dos trabalhadores para participarem de reunião nas escolas dos filhos.


Várias denúncias e reclamações estão sendo encaminhadas para o Sindicato sobre a intransigência da direção de muitas unidades escolares que tratam de forma desumana os trabalhadores. Ainda que não exista a previsão, por exemplo, de parada de 15 minutos, há o bom senso e o tratamento humanizado dos servidores.


O secretário garantiu que todas as denúncias e reclamações serão averiguadas e que o direcionamento da Pasta é para ter tratamento humanizado, como sempre aconteceu na rede municipal. A área de Educação efetivou centenas de novos servidores que estão em período probatório e alguns agem com o rigor da lei sem levar em consideração cada situação e o dia a dia do ambiente de trabalho nas escolas.


A direção do STMC vai continuar acompanhando cada uma das demandas e denunciando. Reforçamos que o STMC é o único representante legítimo dos trabalhadores da Educação e, portanto, tem o papel de acolher, denunciar e encaminhar as pautas.

 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665