SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
21/03/2023

STMC repudia posição intransigente da SME e denuncia risco para servidores e alunos

Diretoras se reuniram com o secretário de Educação e ele bateu o pé na obrigatoriedade de que os professores façam o teste de acuidade visual nos estudantes


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) repudia e denuncia a posição intransigente da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do secretário José Jorge Tadeu em obrigar os professores a realizarem teste de acuidade visual nos alunos de escolas e creches municipais.

Deixamos claro que a responsabilidade é toda da SME, dos diretores das escolas e dos Núcleos de Ação Educativa Descentralizada (NAED) pela organização dos exames, pela oferta de espaços iluminados e tranquilos para que cada aluno faça o teste, pelo treinamento dos profissionais, pela sobrecarga de trabalho dos servidores e pelos resultados que podem gerar diagnósticos errados que prejudicarão a saúde dos alunos.

Em reunião com diretores do STMC nesta semana, o secretário foi taxativo em afirmar que caberá aos professores essa tarefa que foi estabelecida por meio do Programa Saúde na Escola, cuja parceria com os ministérios da Saúde e Educação sequer foi informada previamente aos trabalhadores ou a essa entidade sindical. Ou seja, o governo toma decisões que geram sobrecarga de trabalho, desvio de função, risco à saúde dos estudantes e não debate antes com ninguém.

As diretoras argumentaram sobre a situação caótica em várias escolas que não têm nem espaço para a realização dos testes conforme a padronização exigida. Outro problema é que professores que cuidam de crianças menores dos AG II e AG III terão que deixar a sala de aula para fazer os exames individualmente em cada aluno. Quem ficará na sala na ausência do servidor?

Apontamos que não é FUNÇÃO e NEM COMPETÊNCIA dos professores fazer exames de saúde nos estudantes. Apontamos que cabe ao profissional OPTOMETRISTA essa tarefa, mas Tadeu insistiu que é um teste simples e que basta um treinamento de 13 minutos pela internet para capacitar os servidores. Um absurdo já que cabe ao professor educar e ensinar. A obrigação imposta pela SME é DESVIO DE FUNÇÃO  e PRÁTICA ABUSIVA.

Uma empresa foi contratada para fazer um segundo teste após a primeira triagem nas escolas.  Perguntamos ao secretário se não caberia, então, a essa terceirizada ou profissionais da área da saúde do Município fazer os primeiros testes. Mais uma vez, o secretário foi taxativo ao dizer que a tarefa será dos professores que devem ser auxiliados por outros profissionais como os diretores das escolas ou os orientadores pedagógicos.

Tadeu disse que qualquer problema que inviabilize a realização dos exames deve ser comunicado aos NAEDS que terão a incumbência de resolver a questão. Ele também informou que o AG II não deveria estar na listagem da obrigatoriedade da execução dos testes de acuidade visual.

Informamos aos servidores que, independentemente da posição de Tadeu e da SME, vamos continuar buscando uma forma legal de barrar esse desvio de função e a obrigação da execução de uma tarefa de tamanha responsabilidade que não faz parte das atribuições dos professores.  
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665