SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
30/05/2023

Sindicato rejeita proposta de reajuste salarial apresentada pela Prefeitura em primeira mesa de negociação

Nova reunião acontecerá em 7 de junho e a Direção do STMC espera que governo avance nas pautas


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) rejeitou a proposta de aumento salarial apresentada pela Prefeitura de Campinas na primeira mesa da CAMPANHA SALARIAL 2023 “AGORA É A HORA DE VALORIZAÇÃO E CARREIRA!”. Após três horas de reunião, o governo não mostrou contrapropostas consistentes para as principais reivindicações, como o aumento de 15,75% nos salários e aposentadorias. Uma nova rodada de negociações ficou marcada para o dia 7 de junho, às 15h.

O governo apresentou uma proposta de apenas 4,18% de aumento salarial e das aposentadorias - correspondente à reposição da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O mesmo patamar seria aplicado no vale-alimentação e no auxílio-nutricional. A proposta foi rejeitada pelo Sindicato. 

Durante a mesa, a Direção do STMC deixou claro que é preciso fazer a reposição salarial com aumento real dos salários dos servidores da ativa e das aposentadorias dos inativos. Também foi reforçada a necessidade de um vale-alimentação e auxílio-nutricional que atendam a realidade atual do país com inflação alta e alimentos caros. Na pauta deste ano, o valor pleiteado é de R$ 1.661,08.


O coordenador-geral do STMC, Tadeu Cohen Paranatinga, afirmou que as negociações devem continuar e que a luta é pela valorização dos trabalhadores. "Esperamos que na próxima mesa tenhamos uma proposta que atenda às reivindicações da categoria. O que foi apresentado hoje pelo governo não contempla a demanda dos trabalhadores e a proposta foi rejeitada pela Direção do Sindicato e a Comissão de Negociação ", disse.


PAUTA ECONÔMICA


Além dos reajuste de salários, aposentadorias, vale-alimentação e auxílio-nutricional, foram discutidos outros pontos da Pauta Econômica. Acerca das progressões para todos os servidores, o governo disse que a progressão da carreira será discutida no âmbito do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). O STMC tem representantes na comissão que debate o plano. A luta é para que mais trabalhadores consigam progredir e também que os critérios da Avaliação de Desempenho sejam alterados para garantir mais transparência e justiça.


A Administração Municipal disse que sobre o pedido de Vale-Alimentação e Vale-Refeição com bandeira há um contrato vigente com a empresa que fornece esse serviço e que não é possível quebrá-lo agora. O STMC pretende entrar com uma ação na Justiça mostrando os prejuízos causados aos servidores com o modelo atual do cartão.


Outro tema foi a possibilidade do servidor ativo e inativo adquirir empréstimo consignado por meio do Camprev. O governo informou que é possível fazer isso e que será necessária uma legislação municipal específica já que existe autorização desse tipo de operação em lei federal.


O governo rejeitou estender o Plano de Medicamentos para todos os servidores da ativa e aposentados. Vamos continuar lutando por esta pauta nas próximas negociações. 

PAUTAS QUE AVANÇARAM

A Prefeitura de Campinas se comprometeu a pagar a primeira parcela do 13° salário em junho. Outro ponto de avanço foi a redução da carga horária de trabalho de servidores e servidoras responsáveis diretos por crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência.  Uma minuta de projeto de lei será enviada para a Câmara de Vereadores nos próximos meses para adequar a legislação municipal a acórdão do Poder Judiciário.   


LIVE

Logo após a reunião com representantes da Prefeitura, a Direção do STMC fez uma live no YouTube para informar aos servidores e aposentados sobre o resultado da primeira mesa de negociação. Mais uma vez, o objetivo foi dar transparência a todo o processo da nossa Campanha Salarial, como sempre acontece no Sindicato.

 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665