SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
02/06/2023

Todos lutando juntos pelo fim da violência e maus-tratos contra os idosos

Junho Violeta incentiva debates e discussões sobre os direitos e segurança da pessoa idosa


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) e a Casa dos Aposentados estão engajados nas ações do Junho Violeta, que é o Mês de Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. No primeiro trimestre deste ano, aconteceram 202,3 mil registros de violações dos direitos humanos contra as pessoas idosas no Brasil, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

No País, as pessoas acima dos 60 anos ainda sofrem com vários tipos de violência física, psicológica e financeira. Isso é inadmissível e tem que ser combatido por toda a sociedade. O STMC tem um trabalho especial desenvolvido com os aposentados, aposentadas e pensionistas do serviço público municipal de socialização, acolhimento, cuidados e apoio por meio da Casa dos Aposentados.

O Brasil tem legislações específicas, como o Estatuto dos Direitos da Pessoa Idosa, que garantem direitos, combatem a violência, previnem violações e são alicerces de políticas públicas. Por isso, é preciso que todos busquem informações e façam denúncias de casos suspeitos ou constatados de maus-tratos contra os idosos.  

A Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa tem o número Disque 100 que atende 24 horas por dia (incluindo sábados, domingos e feriados). Mas as forças policiais e o Conselho Municipal do Idoso também devem ser acionados em casos de violência ou abandono.


Oficinas gratuitas


A PUC-Campinas oferece neste mês de junho oficinas gratuitas para pessoas com mais de 60 anos. Se você quer saber mais sobre direitos da pessoa idosa, bem-estar e saúde, como cuidar de orquídeas, de suculentas ou como fazer uma horta, basta ver o calendário dos encontros, os locais onde acontecerão as atividades e fazer a inscrição. Mais informações no WhatsApp (19) 99840-0455 e pelo telefone (19) 3343-7116. A universidade oferece 600 vagas.

 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665