SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
01/09/2023

Direção do Sindicato se reúne com secretário de Educação para falar de assédio e outras pautas dos trabalhadores

STMC vem recebendo várias denúncias de pressão nas escolas e também do aumento de processos disciplinares contra os servidores/as


Cumprindo com seu papel de defender os servidores, a Direção do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) realizou uma reunião com o secretário de Educação, José Tadeu Jorge, na terça-feira (29), para tratar de uma pauta com vários assuntos, e um dos principais foi o assédio moral sofrido pelos trabalhadores e trabalhadoras nas unidades de ensino municipal.

O Sindicato vem recebendo várias denúncias de assédio moral, pressões e aumento dos processos disciplinares abertos no Departamento de Processos Disciplinares Investigatórios (DPDI). A situação está levando muitos servidores e servidoras a afastamentos por estresse pós-traumático.

Recentemente, diretores do STMC visitaram o Centro de Educação Infantil (CEI) Doutor Perseu Leite de Barros e o CEI Gessy Gabriel Martins de Camargo dos quais foram recebidas inúmeras denúncias de assédio moral. Na reunião com o secretário, esse caso também foi tratado. Tadeu disse que chamará as partes para dialogar sobre a situação nos dois CEIs. Ele garantiu que a Secretaria combate o assédio e que não cabe esse tipo de problema na Educação.

A diretora do Sindicato dos Servidores, Vera Claro, informou que, ao ser questionado sobre a elevação dos processos no DPDI de servidores/as da Educação, Tadeu disse que não havia registro desse crescimento. Entretanto, diariamente o STMC vem recebendo denúncias dos servidores. Os diretores apontaram que, muitas vezes, são assuntos que deveriam ser resolvidos dentro da própria unidade de ensino com uma simples orientação.

Outro tema na pauta da reunião foi a falta de trabalhadores e trabalhadoras nas escolas e creches. O secretário de Educação garantiu que foram chamados mais de mil servidores que passaram em concursos. Ele também disse que dialogou com o governo sobre o sistema de horas extras na Educação que tem uma dinâmica diferente de outros setores da Administração. A rotatividade na Educação é grande com profissionais entrando e saindo do quadro de funcionários toda hora, por isso é difícil conseguir ter todas as vagas de trabalho ocupadas nas escolas e creches municipais.

No final do mês de setembro, o STMC e o secretário de Educação voltam a dialogar sobre as pautas dos trabalhadores e trabalhadoras da Pasta. Uma delas será a discussão sobre os critérios que estarão na resolução de atribuição e remoção.

O STMC está aqui para ouvir e lutar pelos servidores e servidoras da Educação. Entrem em contato pessoalmente na Sede do Sindicato ou no telefone e WhatsApp (19) 3236-0665.

 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665