SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
10/10/2023

Sindicato defende mais segurança, estrutura e contratação de servidores na Saúde para coibir violência contra os trabalhadores

Prefeitura de Campinas e Coren-SP lançaram campanha de combate às agressões contra os profissionais nas unidades de saúde


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) luta há muitos anos para que o governo municipal garanta segurança, estrutura física e quadro de funcionários adequado à demanda para coibir a violência física e verbal contra os trabalhadores e trabalhadoras nas unidades de saúde de Campinas. Nesta terça-feira (10), a Prefeitura de Campinas e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP) criaram um Comitê de Orientação e Prevenção para combater a violência contra os profissionais da Saúde.

Ano após ano, o STMC recebe dezenas de denúncias dos trabalhadores que relatam casos de desrespeito, violência, agressões, xingamentos e ameaças de usuários do sistema de saúde que descontam a insatisfação com a qualidade do serviço nos profissionais que estão apenas cumprindo suas funções, mesmo em condições inadequadas e, às vezes, caóticas de trabalho.

O coordenador-geral do Sindicato dos Servidores, Tadeu Cohen Paranatinga, afirma que a entidade tem um trabalho intenso cobrando a Administração Municipal para que garanta a integridade física e mental dos servidores. “O sistema de Saúde municipal sofre com a falta de funcionários. Também há problemas estruturais nas unidades de saúde para atendimento adequado dos pacientes. Existe a demora no atendimento dos médicos que também são em número insuficiente para a quantidade de pacientes”, critica.

Tadeu Cohen comenta ainda que os trabalhadores estão envelhecidos e o ritmo de trabalho está cada dia mais frenético com a demanda crescente, principalmente após a pandemia da Covid-19. “Recebemos denúncias de servidores e servidoras que são ameaçados, sofrem com a violência física e verbal dentro dos centros de saúde e hospitais. Recai a culpa sobre os trabalhadores das condições precárias do sistema de saúde. Os servidores são duplamente penalizados com a situação ruim de trabalho e a agressividade de pacientes que descontam neles o descontentamento com o serviço oferecido pelo poder público”, diz.

O Sindicato dos Servidores sempre cobra do governo municipal medidas para coibir a violência contra os profissionais da Saúde como câmeras de segurança, seguranças nas unidades, contratação de mais trabalhadores, reforma ou construção de unidades de saúde, e equipamentos de proteção como as barreiras de vidro ou acrílico que foram colocadas nas recepções.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665