SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
02/04/2024

O STMC luta pela inclusão neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 100 crianças no mundo tem TEA


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) reafirma a luta pela inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, neste 2 de abril.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que uma em cada 100 crianças no mundo tem TEA. O Brasil tem a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, também chamada de Lei Berenice Piana. A legislação garante o diagnóstico precoce, tratamento, terapias e medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Lei Berenice Piana trata ainda de direitos como educação, oportunidades no mercado de trabalho e inclusão social dos autistas. Outra legislação importante é a Lei Romeo Mion que criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), que é emitida gratuitamente por estados e municípios. Ela facilita no atendimento prioritário das pessoas com TEA, já que não é possível identificar o autismo visualmente.

O STMC defende políticas públicas que atendam às necessidades dos autistas e de suas famílias. O tratamento adequado, a socialização, a inclusão, o respeito e o debate sobre o autismo são fundamentais para que sejam garantidos os direitos das pessoas com TEA, a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental.

Vamos todos abraçar essa causa com amor!
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665