SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
01/10/2025

BOA NOTÍCIA: Licença-maternidade é ampliada em caso de internação longa de mãe ou bebê após o parto

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que estende o prazo da licença caso o período no hospital seja superior a duas semanas


Um importante passo para garantir dignidade e preservar a saúde de mães e bebês foi dado nesta semana: a Lei nº 15.222/25 foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ampliou o período da licença-maternidade em casos nos quais mãe ou bebê fiquem internados mais de duas semanas após o parto.

A nova regra é uma vitória da luta das trabalhadoras. A partir de agora, a contagem do tempo da licença-maternidade, nos casos específicos da internação por período mais longo em decorrência de complicações no parto, será acrescida de 120 dias a partir da alta da mãe ou da criança que estava hospitalizada.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) previa que a licença duraria 120 dias a partir do afastamento da gestante que ocorre entre o 28º dia antes do parto e a data do nascimento da criança. Com a lei sancionada por Lula, a prorrogação para os casos de internação longa garante também pagamento do salário-maternidade durante a hospitalização e por mais 120 dias depois da alta.  
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17»
vídeos
6º CONGRESSO NACIONAL DA CTB
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665