SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
30/10/2025

INDIGNAÇÃO: Massacre em complexo de comunidades no RJ escancara a barbárie que vivemos no Brasil

O combate ao crime organizado não pode ser pautado pela necropolítica e o terror nas periferias do País


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) se une à nossa central sindical CTB e aos movimentos sociais para repudiar a violenta ação policial nas comunidades dos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, nesta semana. Não se combate o crime organizado com a morte de mais de 100 pessoas.

O Estado existe para cumprir as leis e não promover massacres. A necropolítica do “bandido bom é bandido morto” já mostrou que não resolve a criminalidade no Brasil. Quem comete crimes deve ser preso e passar por um processo judicial que resulte em cumprimento de pena na cadeia.

Sair atirando em comunidades onde vivem trabalhadores, mulheres, crianças, jovens e idosos não é papel do Estado. Agindo dessa forma, o Estado se iguala à mesma violência que diz combater. Pior: age com preconceito e descaso pela vida dos mais necessitados. Também lamentamos a morte de policiais, que são servidores públicos, e nos solidarizamos com as famílias. 

Esperamos por uma investigação transparente sobre o massacre e as ações do governador carioca de extrema direita Claudio Castro (PL), que ainda tentou – de forma mentirosa e irresponsável - empurrar a culpa para o governo Lula. 

Lutamos por um Brasil justo e igual para que todos tenham oportunidades de uma vida digna longe do crime e no qual jovens negros e pobres parem de ser assassinados todos os dias nas periferias.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14»
vídeos
6º CONGRESSO NACIONAL DA CTB
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665