SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
25/09/2018

Oficina de Culinária adoça o início da Primavera, trazendo recordações da infância

Os aposentados/as adoraram resgatar essa incrível receita antiga: Biscoitinhos de Maisena.


O Departamento de Aposentados do STMC realizou hoje (25/09), a Oficina de Culinária para os aposentados/as associados/as, com a Chef de Cozinha, Taís Picchi Ferrarezi. Os objetivos foram ensinar a tradicional receita de Biscoitinhos de Maisena, além de compartilhar experiências e lembranças da infância.
 
A receita de Biscoitinhos de Maisena com Leite Condensado (Beijo de Moça) é uma excelente opção que agrada os mais finos paladares e que ficam ainda mais gostosos quando acompanhados de café, chás e de boas companhias. 
 
Os aposentados/as simplesmente adoraram resgatar, com as amigas/os do STMC, essa incrível receita antiga. Colocaram a mão na massa e lembraram  do tempo que eram crianças e dos suaves momentos que atualmente vivem ao fazerem essas delícias para os seus netinhos e netinhas.
 
O desafio dessa oficina foi preparar e cozinhar a massa para os biscoitinhos de maisena. Ela é simples e fácil de fazer, porém, sua massa é delicada e fina, portanto, exige atenção redobrada no tempo do forno e na sua confecção.   
 
Trabalhar na cozinha com alimentos, com diferentes texturas, sabores e cheiros, contribui para manter a boa saúde. Afinal, os cinco sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato) ficam ligados. Fazer a massa do biscoito, por exemplo, estimula a coordenação motora; cortar os biscoitinhos e decorá-los também contribui com o desenvolvimento da criatividade e da concentração; sentir o cheiro dessa produção no forno pode aguçar a memória sobre o passado e o encanto visual motiva o surgimento de bons sentimentos. 
 
Para a Chef de Cozinha, Taís, a conversa com as amigas/os podem ser momentos agradáveis e de troca de experiências, o que, aliás, torna a vida mais leve e prazerosa. 
  
“Foi muito bacana. Todos se envolveram, colocaram a mão na massa, modelaram as bolachinhas, trocaram receitas e dicas, e aproveitamos para tomar um cafezinho passado na hora.”, disse Taís.   
 
Segundo Taís, uma das principais importâncias de seu trabalho como Chef de Cozinha é poder satisfazer as pessoas através da boa gastronomia e, assim, propiciar momentos prazerosos.
 
Confira a receita dessa edição da Oficina de Culinária: Biscoito de Maisena com Leite Condensado, da Chef Taís Picchi Ferrarezi.
 
Ingredientes:
 
1 Caixa de Leite Condensado;
1 Vidro de Leite de Coco;
4 Gemas;
1 Colher de Sopa de Manteiga;
1/4 Col. de Chá de Sal;
Raspas de 1/2 de Limão (opcional);
600 Gramas de Maisena.
 
Modo de fazer:
 
Bata bem o leite condensado, o leite de coco, as gemas, a manteiga, o sal e as raspas do limão.
Depois, acrescente a maisena até formar uma massa lisa. Faça bolinhas, amasse-as com um garfo, as disponha em uma assadeira untada e asse em forno pré-aquecido de 180ºC por aproximadamente 20 minutos.

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665