SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
26/07/2023

Programa de Saúde Mental vai beneficiar os servidores

Luta dos trabalhadores e do Sindicato para cuidados com a saúde dos funcionários públicos resultou em um projeto-piloto da Prefeitura de Campinas


Diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) participaram, na manhã de terça-feira (25), do lançamento do Programa de Atenção à Saúde Psicossocial para os servidores e servidoras da Prefeitura. O projeto-piloto começará com o atendimento dos profissionais da Saúde e depois será ampliado para toda a Administração.

O cuidado com a saúde física e mental dos trabalhadores é uma luta permanente do STMC e da categoria. O programa é mais uma vitória da nossa batalha por dignidade e respeito com os funcionários públicos. De acordo com o governo municipal, o projeto terá ações permanentes e interconectadas de educação e promoção à saúde, prevenção a agravos e atenção ao servidor com problemas psicoemocionais.

Segundo o governo municipal, o programa vai oferecer aos servidores acompanhamento terapêutico, diagnóstico situacional; criação de grupos e oficinas nos locais de trabalho com discussões sobre saúde; avaliações ocupacionais; visitas aos locais de trabalho e discussão com os gestores; parceria com os serviços municipais e parceiros, entre outros.  O projeto-piloto conta com a parceria de uma universidade de Campinas, cujos psicólogos e terapeutas irão atender os servidores.

O STMC vai acompanhar de perto a implantação do programa e sugerir ajustes, caso isso seja necessário. Além disso, é necessário fazer a conexão do projeto com outras ações como o combate ao assédio moral nos locais de trabalho, que é uma situação criminosa que gera desgaste emocional, crises depressivas, ansiedade e medo. 

A Prefeitura de Campinas informou que os trabalhadores e trabalhadoras afastados por transtornos psicossociais podem entrar em contato no Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS) pelo telefone (19) 2515-7179 para participar do projeto. Caso um servidor perceba que um colega de trabalho está passando por problema dessa natureza, a recomendação é informar ao gestor, que poderá solicitar apoio para o funcionário por meio de um SEI ou e-mail para o DPSS no reltrab@campinas.sp.gov.br.


Vamos continuar lutando pela saúde e bem-estar dos companheiros e companheiras.

 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665