SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
25/08/2023

STMC orienta servidores da AR-4 sobre aposentadoria

Trabalhadores estão com dúvidas após decisão do STF sobre concessão de aposentadorias para servidores antigos do regime de função atividade ou função pública


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) visitou os servidores da Administração Regional (AR) 4, nesta sexta-feira (25), para explicar sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a aposentadoria pelo regime do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público que atuam desde antes da Constituição Federal de 1988 e exercem função atividade ou função pública.

Nesse caso, os companheiros e companheiras entravam no serviço público sem concurso. Após a Constituição, foi criada a categoria do servidor público cujo acesso aos cargos deveria acontecer por meio de concurso público. Os antigos trabalhadores foram mantidos nas funções, mas havia essa diferença entre o regime anterior e o novo, onde foram criados regimes próprios de previdência, como o Camprev em Campinas.

O STF decidiu que os trabalhadores e trabalhadoras que exercem função atividade ou função pública devem se aposentar pelo INSS e não pelos regimes próprios de previdência. O fato vem gerando muita discussão e confusão entre os servidores.

Na próxima segunda-feira, os trabalhadores da AR-4 virão ao Sindicato para receber o amparo legal. Mas o STMC orienta que todo trabalhador ou trabalhadora nessa condição venha até a nossa Sede para obter orientações caso a caso sobre a forma e o momento de se aposentar. É necessário avaliar com detalhes para encontrar uma solução que não prejudique o companheiro e companheira.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665